É 2023 e o mundo do EHS continua a evoluir radicalmente. Mudar, operações de saúde e segurança isoladas – a estratégia Ambiental, Social e de Governança (ESG) está aqui para agitar as coisas e ajudar a mudar nossas perspectivas sobre como o EHS é considerado dentro de um negócio.
O ESG está essencialmente enraizado na ideia de que o valor de uma organização reside em mais do que apenas o resultado final e que suas operações diárias afetam várias partes interessadas. Em poucas palavras, os fatores ESG referem-se a tudo relacionado a negócios que não são estritamente relacionados a números. Esses fatores são uma variedade de influências internas e externas que afetam tanto a percepção quanto o posicionamento do seu negócio.
Os ativos ESG, embora intangíveis, estão se tornando cada vez mais importantes para os investidores, criando evidências de uma vantagem competitiva significativa. Não é mais aceitável considerar apenas as métricas financeiras; os investidores agora também consideram o impacto de uma empresa no meio ambiente, seus funcionários e as comunidades em que opera.
Para os investidores, uma forte estratégia ESG que complementa o EHS interno de uma empresa é o novo padrão ouro. Para os líderes organizacionais, isso também faz sentido para os negócios. Com o ESG na frente e no centro, as organizações podem explorar mercados de alto crescimento, investir em ativos de longo prazo e desenvolver uma cultura que atraia os melhores talentos.
A pesquisa mostra claramente que as empresas com forte estratégia ESG têm melhor desempenho financeiro, e também, observam uma taxa menor de acidentes de trabalho. Estatísticas como essas destacam o vínculo claro entre saúde e segurança e ESG, e como a combinação da estratégia ESG com práticas de saúde e segurança simplificará o desempenho de sua organização.
Os critérios ESG começaram como uma iniciativa da ONU, incentivando as empresas a considerar seu impacto nessas áreas – ambiental, social e de governança – e focar no risco mais amplo de suas operações. 20 anos depois, os critérios ESG cresceram em uma ampla série de indicadores que representam mais de US$ 23 trilhões em valor.
Compreender o que cada pilar do ESG envolve é extremamente valioso para a tomada de decisões, gerenciamento de riscos e maximização do envolvimento das partes interessadas. Uma estratégia forte não apenas atrairá mais investidores, mas também ajudará você a reduzir seu impacto como organização e a melhorar seus sistemas.
ESG – não é tudo óbvio?
Embora muitos desses fatores sejam elementos inextricáveis da prática comercial atual, eles às vezes são deixados de lado quando se trata de um planejamento financeiro rígido e frio. Talvez seja surpreendente, então, saber que os investidores aplicam fatores ASG não financeiros em suas análises para identificar riscos materiais e oportunidades de crescimento.
Pode parecer óbvio à primeira vista que as organizações devem avaliar essas áreas dentro de seus negócios, mas agora também há incentivo para fazê-lo do ponto de vista do investimento. Existem áreas específicas em que o foco nos fatores ESG ajuda diretamente a criar valor, e negligenciar essas áreas pode prejudicar a longevidade organizacional.
Que criação de valor existe diretamente desses fatores ESG?
Crescimento de primeira linha
Ao se comprometer com a sustentabilidade em toda a sua gama de produtos ou serviços, você atrairá uma gama maior de clientes B2B ou B2C e permanecerá dentro dos regulamentos de conformidade do governo. Em última análise, a sustentabilidade está se tornando uma parte inerente de como fazemos negócios.
Você também aproveitará os mercados em estágio inicial e de alto crescimento, enquanto se beneficia simultaneamente do apoio governamental (pense em subsídios para veículos elétricos) que cria acesso a oportunidades de crescimento. Há um segmento de clientes cada vez maior que está disposto a pagar um prêmio por produtos verdes e limpos demonstrados. Quanto mais empresas aderirem ao ‘going green’ (tornar-se sustentável), mais esse segmento de clientes poderá se expandir.
Por outro lado, não aderir aos padrões e regulamentos de sustentabilidade pode causar danos irreparáveis à sua clientela existente e à reputação geral da marca.
Atrair investidores milenares
A próxima geração de investidores e trabalhadores tem um foco muito maior na consciência social e na autoconsciência global. Esta geração cresceu com a crise climática sendo ensinada nas escolas e testemunhou o aumento do foco coletivo no bem-estar mental, no bem-estar social e no valor de um ambiente de trabalho agradável e gratificante.
Como resultado, essa faixa etária mais jovem, que está caminhando para cargos de investimento significativos, representa uma transição na mentalidade da sociedade para negócios que valoriza o impacto de uma organização em muitos fatores, em vez de um foco exclusivo em números.
Investimento e otimização de ativos
Quando você investe em ativos sustentáveis e de longo prazo em detrimento de suas contrapartes que consomem muita energia, você está otimizando sua prática de negócios com um pensamento inovador de longo prazo.
Investir nos ativos da empresa com uma mentalidade sustentável mantém o consumo de energia em mente e garante que sua empresa esteja voltada para o futuro. É mais provável que você escolha ativos com menor taxa de consumo de energia e que durem mais, o que beneficia seus negócios a longo prazo.
Aumento de produtividade
Os funcionários que trabalham para uma organização com um propósito forte sempre estarão mais motivados do que aqueles que não trabalham. O foco também no bem-estar dos funcionários, principalmente com uma estrutura interna da empresa, cuidadosamente pensada, além de incentivos ao bem-estar, criam um ambiente onde as pessoas podem ser apoiadas e, consequentemente, mais produtivas.
Com uma estrutura interna fortalecida, oportunidades de crescimento individual e foco em toda a empresa em minimizar o desperdício e danos ambientais, você se beneficiará de uma forte reputação que atrai talentos de alto nível.
Viabilidade a longo prazo
Os líderes ESG em todos os setores demonstraram maior resiliência durante a crise pandêmica global, demonstrando um desempenho mais robusto e de longo prazo.
Empresas proativas e com foco no futuro entendem a necessidade de comunicar ESG dentro de sua estratégia e propósito de negócios e demonstraram maior desempenho ESG e maiores retornos sobre seus investimentos, menores riscos e melhor resiliência durante a crise.
Do ponto de vista do investidor, o foco em fatores ESG ajuda a minimizar o risco de investimento, eliminando empresas insustentáveis, com práticas desatualizadas e efeitos colaterais potencialmente prejudiciais de sua atividade operacional.
Pensar proativamente sobre sua proposta ESG é uma ótima maneira de ver como esses fatores podem criar valor para sua organização.
Com o ESG, vem a criação de valor exponencial, desde atrair os principais investidores, manter seu pessoal feliz e saudável, até operar com integridade – protegendo sua organização do futuro para as próximas gerações.
FONTE: https://www.ecoportal.com/blog/esgfactors
POSTS RELACIONADOS:
https://meuresiduo.com/geral/compliance-esg-e-gerenciamento-de-residuos/
https://meuresiduo.com/geral/mapa-de-localizacao-de-coletores-meuresiduo/