Login

Um guia para PMEs para reduzir sua pegada de carbono e impacto ambiental

Nosso relacionamento com o mundo ao nosso redor continua a mudar diariamente. As pessoas se preocupam muito mais com o impacto que estamos causando no meio ambiente do que há algumas décadas, com esquemas verdes, iniciativas de sustentabilidade e maior pressão social para cuidar do mundo que compartilhamos.

Para todas as empresas, incluindo PMEs, há uma expectativa de garantir que você esteja fazendo todo o possível para reduzir ao mínimo suas emissões de carbono e outras saídas ambientais prejudiciais. Se você administra uma PME e não sabe exatamente como fazer isso, este guia está aqui para ajudar.

Seja para entender exatamente que tipo de impacto você já está tendo ou o desejo de reduzir o tamanho de sua pegada, estamos aqui para ajudá-lo a avançar em direção a um modelo de negócios que vê reduções em seu impacto no meio ambiente.

Entendendo sua pegada de carbono

Para poder abordar e diminuir o tamanho de sua pegada de carbono, é importante primeiro entender exatamente o que é e como pode afetar seus negócios. Vamos explorar isso agora, enquanto nos familiarizamos com a importância de reduzir suas emissões de CO2 como uma PME.

O que é uma pegada de carbono e líquido zero?

Você provavelmente já ouviu os termos “pegada de carbono” e “líquido zero” antes – mas quão familiarizado você está com exatamente o que eles significam?

Sua pegada de carbono é o nome coletivo dado à quantidade de CO2 que sua empresa produz e libera na atmosfera da Terra. De certa forma, define a quantidade de dano que você está causando ao meio ambiente.

O líquido zero refere-se ao equilíbrio entre a quantidade de gases de efeito estufa que você coloca na atmosfera e quanto você remove ativamente. Quando o que você está adicionando à atmosfera não é maior do que o que você está tirando, você atingiu o líquido zero.

Muitas empresas tentarão atingir esse ponto de referência, pois é um indicador sólido de que estão levando a sério seu impacto ambiental.

Benefícios de ser líquido zero como uma PME

Há uma boa chance de você querer dar um passo para reduzir as emissões de carbono por razões puramente éticas. Mas isso não significa que não haja vários benefícios em fazer a mudança de uma perspectiva de relações públicas. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais sua PME pode prosperar:

# apelos a colaboradores, clientes e parceiros

Ter a capacidade de gritar sobre seu status líquido zero naturalmente o tornará mais atraente para funcionários, clientes e parceiros de negócios em potencial. Os consumidores, trabalhadores e investidores modernos tornaram-se mais interessados em comprar e negociar com empresas que se comprometeram a se tornar mais verdes. Isso é algo que pode ser uma grande ajuda ao tentar atrair o tipo certo de atenção.

# economizar

Além dessa miríade de benefícios, as PMEs também descobrirão que mudar para uma maneira mais ecológica de fazer negócios pode ter um impacto positivo em seus resultados. Existem várias maneiras de reduzir sua pegada de carbono para economizar dinheiro. Isso inclui isenção de impostos e isenções em itens como carros da empresa, além de economizar nas taxas crescentes do Imposto sobre Mudanças Climáticas.

# competitividade x empresas maiores

Em um mercado onde você pode estar competindo com empresas maiores do que você, é importante aproveitar todas as oportunidades para progredir. Posicionar-se como uma alternativa sustentável ou mais verde para um negócio com o qual você pode não ser capaz de competir financeiramente pode fazer uma enorme diferença entre os consumidores.

# melhora a imagem e a reputação

Da mesma forma, sua imagem geral será intensificada aos olhos do público em geral. As pessoas tendem a confiar em organizações que mostram que se preocupam com questões além de seus próprios interesses pessoais. Tornar-se líquido zero é uma das melhores maneiras de demonstrar sua ética mais ampla como uma PME.

# preparação para novas políticas governamentais

Com a crescente importância das questões ambientais no topo da lista de prioridades dos governos, ter políticas pré-existentes em vigor pode protegê-lo contra mudanças repentinas ou inesperadas na regulamentação. Isso pode ser incrivelmente útil para evitar dores de cabeça ou até mesmo taxas substanciais mais adiante.

# estatísticas da pegada de carbono nos negócios

Embora as emissões de carbono sejam algo que associamos mais intimamente com a produção visível, as empresas online e digitais são igualmente responsáveis pela quantidade de CO2 que produzem. Na verdade, a própria internet, embora aparentemente uma entidade totalmente digital, contribui para a pegada de carbono de muitos negócios.

O SME Today relata que a pegada digital da internet é responsável por até 3,7% de todas as emissões de gases de efeito estufa. Preocupantemente, esses números devem dobrar até o ano de 2025.

Pode parecer estranho associar algo eletrônico e tão distante do mundo industrial à poluição por carbono, mas a internet ainda depende de uma série de fatores do mundo real para fazê-la funcionar. São essas construções que contribuem para os gases de efeito estufa.

# reduzindo a pegada de carbono da sua PME

Seja qual for a sua pegada, sempre há medidas que podem ser tomadas para diminuir a quantidade de CO2 que você está jogando de volta na atmosfera. Aqui estão algumas das maneiras mais eficazes de reduzir o tamanho da sua pegada:

1) aquecimento e ar-condicionado

Tanto o aquecimento como o ar-condicionado são um fator importante no consumo de energia. Seu impacto pode ser diminuído melhorando o isolamento e atualizando as janelas de um escritório que você possui. Se você não for o proprietário, tente encontrar outras maneiras de bloquear correntes de ar ou permitir que o calor escape. Pense também na implementação de políticas de código de vestimenta que permitam que os funcionários trabalhem com roupas confortáveis para eles.

2) veículos elétricos

Os carros elétricos e outras formas de veículos são consideravelmente melhores para o meio ambiente do que os motores de combustão tradicionais. Embora ainda usem uma produção mínima de CO2, esses tipos de veículos produzirão, em média, três vezes menos carbono ao serem conduzidos. Como tal, eles são um ótimo investimento para qualquer empresa que possua carros da empresa. Troque para um fornecedor de energia renovável.

Uma das maneiras mais eficientes de fazer uma mudança imediata é trocar seu fornecedor de energia por outro especializado no uso de formas renováveis e sustentáveis de energia. Frequentemente, estes serão fornecidos por turbinas eólicas ou com o uso de moinhos de gás verde. Há uma série de fornecedores para escolher, então procure e encontre um que funcione para suas necessidades.

3) iluminação

Tente substituir o máximo de luzes possível por alternativas de LED. Isso não apenas economizará em suas contas de iluminação, mas também reduzirá consideravelmente a quantidade de carbono que seu escritório produz. Você também pode maximizar a iluminação natural de uma sala investindo em persianas, além de considerar a instalação de luzes com sensores de movimento para evitar desperdícios.

4) crie um plano de redução de carbono

Além de fazer mudanças acionáveis em partes específicas do seu negócio, você também pode adotar uma abordagem mais ampla para lidar com sua produção de carbono. A implementação de um plano de redução de carbono dá a cada membro de sua equipe a chance de ver quais etapas você está tomando e como eles podem ajudar individualmente.

FONTE: https://www.retailmerchantservices.co.uk/sme-environmental-impact-carbon-footprint-guide/

Compartilhe este Post: