De acordo com o artigo 9 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a redução de resíduos tem a segunda prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos a ser aplicada no Brasil.
Uma das formas de alcançar os objetivos de redução de resíduos e medi-los é através do uso de indicadores, pois a medição proporciona uma visão abrangente da situação da geração e gerenciamento de resíduos, podendo ser utilizado para direcionar a escolha das melhores tecnologias e técnicas mais apropriadas para cada tipo de resíduo gerado nas organizações.
Entre as vantagens que as empresas obtêm ao reduzir a geração de resíduos, encontram-se:
?Redução de custos de coleta, transporte e destinação final de resíduos;
? Geração de receitas com a venda de resíduos passíveis de reutilização e reciclagem;
? Evitar penalidades pela legislação vigente devido à geração de passivos ambientais e não conformidades;
?E a redução de riscos ambientais com o acúmulo de resíduos e redução de acidentes advindos do gerenciamento de resíduos.
Através do software meuResíduo é possível estabelecer metas de redução de resíduos por setor da empresa ou por tipo de resíduo, onde os indicadores permitem que as empresas realizem o monitoramento de históricos e tomem decisões estratégicas com base nos gráficos e relatórios que o sistema gera.
Os gráficos acima ilustram os indicadores das metas estipuladas para diferentes setores de uma empresa, as linhas horizontais vermelhas indicam a meta de geração de resíduos, as barras verdes significam que a geração de resíduos está dentro das metas estabelecidas, já a barra vermelha indica que a meta não foi cumprida.