Melhores práticas de gerenciamento de resíduos

Até certo tempo, as sobras dos processos produtivos eram encaminhadas para destino final sem passar por nenhum processo de segregação e/ou reutilização. Simplesmente o que não era mais útil para uma empresa acabava sendo encaminhado para aterro e lixões.

No entanto, com o avanço das preocupações ambientais juntamente com as legislações em paralelo com a fiscalização fez surgir uma grande mudança de comportamento dentro das empresas. Os gestores perceberam que a grande quantidade de resíduo era uma nítida evidência de desperdício na produção. Assim torna-se importante para a indústria conhecer a caracterização dos resíduos por ela gerados, principalmente quanto a sua periculosidade, as formas adequadas de armazenamento, transporte e disposição.

Lei 12.305/2010 – Gestão de resíduos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi um marco regulatório no Brasil quanto ao gerenciamento dos resíduos. A lei traz uma série de obrigações e responsabilidades dos geradores e da sociedade quanto ao manejo e destinação correta dos resíduos.

E ainda estabelece a seguinte ordem de prioridade no gerenciamento dos resíduos: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada.

Práticas de gerenciamento de resíduos

Mais importante que gerir os resíduos sólidos de maneira apropriada é a redução da produção dos resíduos. Quanto menos resíduos a empresa produzir, menor será seu passivo ambiental, menor a chance de causar algum impacto no meio ambiente e, consequentemente menores serão os custos com transporte e destinação final.

As melhores práticas na gestão de resíduos são aquelas que se utilizam dos processos de redução, reciclagem, reuso e reutilização, quando possível, ou da destinação final adequada dos rejeitos.

Pensar em formas para diminuir a quantidade de resíduos sólidos deve ser parte da estratégia da empresa visando o atendimento da PNRS, a consciência ambiental e formas de economizar custos com a gestão de resíduos.

Um software para gerenciamento de resíduos é um grande aliado das empresas, visto que os indicadores e relatórios são gerados automaticamente e o gestor consegue visualizar em tempo real como está a gestão de resíduos da empresa.

Além disso, a plataforma meuResíduo possibilita o controle de licenças e documentos da empresa e dos fornecedores, envia alertas de vencimentos, emite documentos como o MTR e a Ficha de emergência e ainda permite estabelecer metas de redução de resíduos, mantendo toda a informação disponível em um ambiente seguro e online.

FAÇA UM TESTE GRÁTIS NA NOSSA PLATAFORMA DIGITAL AGORA: https://bit.ly/2lkCthZ

Compartilhe este Post: