Tem aumentado cada vez mais o número de consumidores preocupados com as causas ambientais que buscam por empresas e produtos mais sustentáveis. Como consequência, grandes mudanças vêm ocorrendo na forma como as empresas vem encarando e incorporando a sustentabilidade em seus negócios.
A adoção de práticas sustentáveis pelas empresas para garantir que o ambiente seja protegido e ir além do que as leis exigem pode trazer benefícios para os negócios.
Além de gerar um apelo social muito positivo, as empresas perceberam que agir de forma social e ambientalmente responsável é mais do que apenas um dever legal: afeta positivamente os lucros e o sucesso dos negócios em longo prazo.
Para uma empresa ser considerada um exemplo em sustentabilidade ambiental é necessário apresentar medidas voltadas para três dimensões: ambiental, econômica e social. As ações, no entanto, variam de acordo com o setor de atuação e com o tamanho da empresa.
Entre as principais medidas, destacam-se:
- Investimento em programas de reciclagem;
- Redução das emissões de resíduos sólidos;
- Consumo consciente de água e energia;
- Uso de energias renováveis como a energia eólica e a solar;
- Investimento em responsabilidade social e cumprimento das leis trabalhistas.
A sustentabilidade empresarial é quase uma obrigação das empresas que desejam se destacar no mercado cada vez mais competitivo e, possuir ações sustentáveis resulta na melhoria da imagem das empresas, no aumento da competitividade e no crescimento de rentabilidade, já que há considerável redução de custos de produção.