O rastreamento é uma forma estruturada e organizada de obter informações detalhadas e transparentes de todos os resíduos encaminhados à destinação final. O controle dessa rastreabilidade deve conter as informações do gerador, tipo de resíduo, volume e informações da transportadora que realizou a destinação. O objetivo principal deste processo é manter volumes adequados para que a cadeia produtiva tenha sua capacidade máxima atingida.
A rastreabilidade é a forma que a empresa tem de acompanhar o destino dos resíduos, avaliar com antecedência o histórico legal de cada cliente e gerenciar o banco de dados com informações atualizadas sobre a movimentação das cargas.
MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos
Ferramenta usada para monitorar o transporte e a destinação de resíduos em alguns Estados. Para o transporte, a lei determina que toda vez que os resíduos forem levados para o destino final, a carga tem que ser acompanhada por um Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). O documento é emitido e preenchido pela própria empresa que, uma vez por ano, entrega o relatório para a FEPAM no caso do Rio Grande do Sul.
A responsabilidade pelo transporte de resíduos é do empreendedor que constar na nota fiscal. Ele deve possuir a Licença de Operação onde constará toda a sua frota. Portanto, não é permitido utilizar veículos de terceiros que não constem na frota de sua licença.
A rastreabilidade é uma ferramenta que permite, ao gestor e ao gerador, o acompanhamento e controle do gerenciamento dos resíduos, garantindo que os ciclos do gerenciamento de cada resíduo sejam finalizados dentro dos prazos legais e metas planejadas.
Tecnologia a favor da gestão da informação
Além do MTR, algumas empresas utilizam um software de gerenciamento de informações e rastreabilidade da coleta de resíduos capazes de validar as coletas. É o caso da ferramenta meuResíduo que permite em suas funcionalidades rastrear resíduos por códigos de barra ou QR Code, emitir MTR, controlar certificados emitidos pelo destinatário final e prover os relatórios necessários para os órgãos regulatórios.
Escaneamento do código do resíduo
No momento da retirada do resíduo, os mesmos precisam estar identificados através de um sistema de código de barras. Essa identificação é usada para e garantir ao cliente o acompanhamento e trajetória desses resíduos que estão sendo coletados.
Envio do email com certificado de entrega
Os certificados são documentos importantes no momento de auditorias e prestação de contas, também são essenciais para empresas que buscam fornecedores habilitados e que respeitem as leis ambientais. O gerenciamento dos certificados e a rastreabilidade através deles possibilita uma interação imediata com o acompanhamento e localização de cada resíduo, além de gerar transparência no trabalho da empresa que emite o certificado e da empresa que gerou o resíduo, garantindo agilidade no ciclo do processo.
Por meio da iniciativa de ter uma boa rastreabilidade, toda a documentação da cadeia produtiva dos resíduos é catalogada em tempo real, o que garante a manutenção do histórico dos resíduos gerados e o acompanhamento de todas as movimentações. A rastreabilidade dos resíduos é um diferencial dentro do processo de coleta, por isso, é preciso ter controle de 100% do caminho dos resíduos, desde a entrada do material até seu destino final, o que garante ao gerador do resíduo e ao cliente final a segurança, legalidade e a sustentabilidade do processo.