Operado pela B3 com apoio técnico da ABC Associados, teve início em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico foi desenvolvido pelo FGVces e B3.
O ISE B3 é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e mudança do clima.
A B3 mantém um conjunto de índices para acompanhar o desempenho das companhias preocupadas com as melhores práticas de sustentabilidade. Estes índices além de servir como instrumentos atrativos para os investidores comprometidos com esta temática ajudam a estimular companhias a incorporarem questões ambientais, sociais e de governança em seu dia a dia.
Os índices de sustentabilidade da B3 são:
ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial
ICO2 – Índice Carbono Eficiente
IGC – Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada
IGCT – Índice de Governança Corporativa Trade
IGC-NM – Índice Governança Corporativa – Novo Mercado
ITAG – Índice de Ações com Tag Along Diferenciado
Até sua versão 2020, o processo de seleção à carteira do ISE B3 foi baseado na análise das respostas fornecidas pelas empresas a um questionário composto por sete dimensões, que avaliam diferentes aspectos da sustentabilidade:
Dimensão Geral: compromissos com o desenvolvimento sustentável, alinhamento às boas práticas de sustentabilidade, transparência das informações corporativas e práticas de combate à corrupção.
Di mensão Natureza do Produto: impactos pessoais e difusos dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, adoção do princípio da precaução e disponibilização de informações ao consumidor.
Dimensão Governança Corporativa: relacionamento entre sócios, estrutura e gestão do Conselho de Administração, processos de auditoria e fiscalização, práticas relacionadas à conduta e conflito de interesses.
Dimensões Econômico-Financeira, Ambiental e Social: políticas corporativas, gestão, desempenho e cumprimento legal.
Dimensão Mudança do Clima: política corporativa, gestão, desempenho e nível de abertura das informações sobre o tema.
A atual carteira do índice reúne 46 ações de 39 companhias. Além disso, representa 15 setores e soma R$ 1,8 trilhão em valor de mercado. Esse montante equivale a 38% do total do valor de mercado das companhias com ações negociadas na B3, com base no fechamento de 25/11/2020.
Desde a sua criação, em 2005, o ISE B3 apresentou rentabilidade de +294,73% contra +245,06% do Ibovespa (base de fechamento em 25/11/2020). No mesmo período, o ISE B3 teve ainda menor volatilidade: 25,62% em relação a 28,10% do Ibovespa.
Fontes: http://iseb3.com.br/o-que-e-o-ise e http://iseb3.com.br/processo-de-selecao
POSTS RELACIONADOS: