Você sabe qual é a relação entre turismo e plásticos descartáveis?
Aprenda a viajar com responsabilidade por meio dessa filosofia.
Você sabia que o turismo é uma das indústrias mais poluentes? Representa 8% das emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo. Da mesma forma, um relatório das Nações Unidas para o Meio Ambiente afirma que, na alta temporada, o lixo marinho na região do Mediterrâneo aumenta em até 40%. O uso único do plástico, aliado ao fenômeno do turismo em massa, vem impactando muito as regiões turísticas
Segundo a ONU, “muito do plástico usado no turismo é feito para ser descartado e não possui reciclagem, gerando grande poluição”. Embora existam fatores que vão além do indivíduo, podemos adotar novos hábitos para viajar com responsabilidade. É dessa forma que surgem alternativas sustentáveis, como o lixo zero.
O desperdício zero, ou “lixo zero” é um estilo de vida que promove o consumo responsável.
Dessa forma, neste ponto, é fundamental estar atento ao uso que damos a cada produto que adquirimos. E durante as viagens, também é comum comprarmos mais coisas do que quando estamos em casa.
Geralmente compramos lembranças, comida para viagem, acumulamos ingressos, fazemos compras em shoppings e assim por diante. Então, como podemos reduzir a quantidade de lixo que geramos?
Aqui estão algumas dicas para você colocar em prática, tanto nas viagens como também no seu dia-a-dia.
1. EVITE FAST FOOD
O melhor resíduo é aquele que não é gerado. Assim, o primeiro passo para reduzir a quantidade de resíduo é cozinhar a nossa própria comida. Além disso, você economizará dinheiro! Se você não tem tempo nem espaço para isso e precisa recorrer a opções rápidas, escolha produtos cuja embalagem não sejam de plástico.
2. CRIE SEU PRÓPRIO KIT SUSTENTÁVEL
Crie um kit reutilizável de “lixo zero” para levar a qualquer lugar. É muito simples! Escolha a garrafa que mais gosta, copo térmico para café, talheres, guardanapo e saco de pano.
Se você quiser expandir sua bolsa de higiene, pode adicionar uma escova de dente de bambu, canudos de metal e uma bucha vegetal natural de banho. Adicione quantos produtos você precisar. O importante é evitar os descartáveis.
3. IDENTIFICAR ECOPONTOS DE DESCARTE NO DESTINO
É importante saber onde é possível reciclar materiais como vidro, metal, plástico, papel e papelão, entre outros. Lembrem que estamos apenas de visita e que é nosso dever deixar o local como o encontramos quando chegamos, ou melhor ainda! É nossa obrigação cuidar do meio ambiente e preservá-lo.
QUE OUTRAS DICAS VOCÊ ACRESCENTARIA?
POSTS RELACIONADOS: