Três maneiras criativas de reduzir o desperdício em casa

Reduzir o desperdício doméstico é algo que todos podemos fazer para ajudar a combater as mudanças climáticas e não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Com cerca de 2,12 bilhões de toneladas de resíduos despejados em todo o mundo a cada ano, é crucial que todos façamos pequenas mudanças para contribuir para a saúde do nosso meio ambiente. 

O desperdício descartado em aterros sanitários libera toxinas nocivos que prejudicam a vida vegetal e animal, além de contribuir para a poluição. Além disso, quando jogamos coisas fora desnecessariamente, também desperdiçamos a energia e os recursos que foram investidos na sua produção. Se você deseja reduzir a quantidade de lixo que joga fora, experimente estas três ideias criativas para reduzir seu desperdício em casa.

Convide os amigos para um jantar de sobras 

O desperdício de alimentos é um grande contribuinte para as emissões de carbono desnecessárias, porque muitos recursos são usados na fabricação, armazenamento, embalagem e transporte de produtos alimentícios. Por exemplo, você sabia que são necessários cerca de 100 baldes de água para fazer um único pão? Podemos minimizar o desperdício de alimentos comprando apenas o que precisamos e sendo criativos com as sobras. Uma maneira divertida de revitalizar sobras de comida e usar os restos que estão na geladeira é fazer um jantar de sobras semanal ou quinzenal. Para este evento, todos trazem um prato caseiro feito principalmente com sobras. É uma ótima maneira de experimentar na cozinha e desenvolver suas habilidades culinárias, além de ser a desculpa perfeita para socializar. Além disso, você pode compartilhar receitas e ideias enquanto come, o que aumentará ainda mais sua capacidade de criar pratos deliciosos com sobras.

Comece a jardinagem

Se você gosta de jardinagem, cultivar suas próprias frutas e legumes pode ser uma boa maneira de reduzir a produção de lixo. Ao cultivar suas próprias frutas e legumes, você pode reduzir a quantidade de embalagens plásticas que joga fora ao comprar produtos no supermercado, além de evitar as emissões de carbono geradas pelo transporte de produtos agrícolas. Você também pode reciclar muitos resíduos biodegradáveis em uma composteira caseira, ao invés de jogá-los no lixo. Cascas, sementes, restos, borras de café e até toalhas de papel e papelão se decompõem em um composto excelente para alimentar seu jardim.

Recicle móveis 

A demanda por móveis novos tem um impacto ambiental significativo, com cerca de 9 milhões de toneladas de móveis sendo descartados em aterros sanitários todos os anos. Móveis baratos e de baixa qualidade se tornaram comuns, mas tendem a se danificar rapidamente e serem descartados após alguns anos. Também se tornou cada vez mais comum substituir móveis com frequência devido a mudanças de gostos e tendências. Se você está com vontade de redesenhar sua casa, resistir à vontade de substituir seus móveis existentes e reciclá-los em vez disso. Uma camada de tinta ou um novo verniz pode transformar mesas, cadeiras, guarda-roupas, unidades de prateleira e armários. Você até pode tentar estofar um sofá ou poltrona cansados. Se seus móveis estiverem danificados ou apresentarem sinais de desgaste, procure na internet vídeos e artigos instrucionais sobre como consertá-los você mesmo – você ficará impressionado com a rapidez com que desenvolverá novas habilidades quando se dedicar a reparar e reciclar em vez de substituir.

Aumente sua criatividade reduzindo o desperdício

Quando nos empenhamos em reduzir nossa produção de lixo, somos forçados a pensar fora da caixa e exercitar nossos músculos criativos. Você se tornará cada vez mais habilidoso quando se comprometer a aproveitar ao máximo tudo em sua casa e estará fazendo uma grande diferença no mundo ao seu redor.

Compartilhe este Post: