Vamos relatar através da nossa percepção algumas tendências sobre Resíduos que poderão indicar algumas mudanças ou posturas que podem ser tomadas, ou observadas para quem atua nesse ramo. Seja recebendo, transportando, reciclando e até mesmo gerando, tem muita coisa boa para vir em 2021, nesses segmentos, mas nem tudo pode andar de uma forma tranquila. Se fizermos um recorte sobre o ano de 2020, muitas tendências não se concretizaram, pois foi um ano diferente para todo mundo.
As tendências costumam ser influenciadas pelo o comportamento do momento, então como podemos observar, vamos viver em 2021, ainda, muito do ano atípico de 2020, o que torna algumas tendências mais tácitas que outras.
Transporte de Resíduos de Serviço de Saúde e EPI’s
Esse segmento terá ainda muita movimentação, principalmente pelo reflexo que a COVID-19 causa nos hospitais, gerando grandes quantidades de resíduos de saúde e de equipamentos de proteção individual.
Tratamentos por Autoclaves, micro-ondas e incineradores
Quem trabalha com esse segmento, continuará com a demanda a todo vapor. Como a geração de resíduos contaminados, principalmente ligados aos resíduos de serviço de saúde, continuará alta, sua a sua correta disposição final, passa pela esterilização realizadas em autoclave, desinfecção via micro-ondas, ou pelo processo de tratamento térmico de incineradores.
Aterros Licenciados
Continuarão com volume muito alto, devido a cadeia de geração e correta destinação final dos resíduos de saúde. Essas primeiras três tendências, são muito visíveis e estão interligadas. Além da geração alta que a pandemia trouxe, a vacinação da população também gerará grande quantidades de resíduos, dessa forma 2021 gerará muita movimentação nessas áreas.
Aumento da quantidade de plástico no mercado
Por um lado existe a tendência que o plástico reciclado, baixe o seu valor de mercado, mais o volume deve aumentar. Não somente porque está se separando e triando melhor os recicláveis plásticos. Mas muito vem da movimentação da indústria do petróleo, que vem perdendo mercado na fabricação de combustíveis, principalmente por causa do mercado de automóveis elétricos e híbridos, e, também pelo setor Logístico e de Transporte que teve grande diminuição do consumo. Dessa forma, o segmento petroquímico volta sua força para o plástico, o que gerará uma oferta muito grande de produtos.
Transformação digital na gestão de resíduos
Observamos um movimento muito grande pelas empresas de diversos segmentos, a controlarem melhor seus processos. Muitas vem apostando no controle dos resíduos seja empresas que trabalham com resíduos que buscam otimização de tempo e rastreabilidade. Como aquelas que geram resíduos e buscam indicadores para tomada de decisão. Por outro lado, muitos governos, sejam estaduais ou o federal, vêm optando em integrar plataformas digitais a gestão da cadeia de resíduos e dessa forma, deixar todo o processo com mais transparência.
Através dessas tendências podemos ver um ano promissor para o mercado de resíduos. Em suma, nós da meuResíduo temos como ajudar a qualquer empresa que queira se aprimorar e buscar grandes resultados dentro dessas tendências. Quer saber como? Solicite uma demonstração grátis aqui: http://meu-residuo.rds.land/solicite-uma-demonstracao.
POSTS RELACIONADOS: