Recolhido mais de 200 kg de resíduos plásticos trazidos pela maré em Reserva

A Reserva Biológica Estadual de Guaratiba, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente, promoveu, no dia 22/12/2021, um mutirão de limpeza de resíduos que chegaram na unidade de conservação pela maré. Ao todo, a equipe encheu 40 sacos de 200 litros com resíduos, o que totalizou aproximadamente 200 kg de material plástico, além de dois pneus de caminhão.

Um café da manhã deu início às atividades do dia, que duraram a manhã toda. Após o recolhimento dos resíduos, os mesmos foram direcionados para a sede da unidade de conservação, onde foram separados. Todo o material plástico é encaminhado para uma fábrica que recicla material plástico e o transforma em outros produtos.

“Parte do material que estamos recolhendo nos mutirões será transformado em madeira plástica. O primeiro produto que será produzido neste processo será um trailer feito de madeira plástica, fruto da reciclagem. Ele será usado no programa de Educação Ambiental da Reserva, será nossa unidade móvel”, explica o gestor da Rebio, Maurício Reis.

Além do apoio da fábrica de reciclagem Cogumelo, a ação contou com a participação de membros do Conselho Consultivo da unidade de conservação representados pelos integrantes do GBioTra, do Observatório Socioambiental da Baía de Sepetiba e do Sítio Raízes.

Sobre a Reserva Biológica Estadual de Guaratiba

A Reserva Biológica de Guaratiba está localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, entre Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba. Protege, desde a década de 1970, importante remanescente de manguezal na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, associado à Baía de Sepetiba.

Trata-se de ecossistema de grande valor ambiental, econômico e social, por oferecer inúmeros serviços ambientais. Dentre os quais a manutenção da diversidade biológica, a oferta de pontos de repouso e alimentação para diversas espécies de aves migratórias e a prevenção de inundações, além de servir como fonte de matéria orgânica para águas adjacentes, constituindo a base da cadeia trófica de espécies de importância econômica e ecológica.

Fonte: http://www.inea.rj.gov.br/rebio-guaratiba-recolhe-200-kg-de-residuos-plasticos-trazidos-pela-mare/

POSTS RELACIONADOS:

Compartilhe este Post: