Reciclus amplia logística reversa de lâmpadas fluorescentes em pequenas cidades

A Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – está expandindo sua operação para municípios com menos de 25 mil habitantes. O objetivo é tornar a coleta de lâmpadas ainda mais acessível, ampliando o atendimento do Programa em âmbito nacional, de forma itinerante. Esse modelo de operação permite atender localidades menores ou mais distantes, oferecendo uma solução programada para facilitar o descarte de lâmpadas fluorescentes.

A iniciativa ocorre por meio da abertura de um chamamento privado às cidades que se encaixam no quantitativo populacional estabelecido pelo edital. O propósito da ação é viabilizar, de forma gratuita, em única oportunidade, e de caráter voluntário, a retirada e destinação ambientalmente adequada das lâmpadas fluorescentes armazenadas no município.

“Ao garantir que as lâmpadas sejam descartadas corretamente, o município contribui diretamente para a redução de impactos ambientais negativos e demonstra seu compromisso com um futuro mais sustentável. Além disso, reforça o compromisso da associação, ampliando sua atuação no cumprimento das metas de logística reversa”, destaca João Pedro Gomes dos Santos, Analista Ambiental da Reciclus.

Como funciona?

Para que o município seja atendido, é necessário ter até 25 mil habitantes e armazenar, em um único local, pelo menos mil lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, vapor de mercúrio ou luz mista. Por meio de campanhas de recolhimento, o município pode aumentar esse número, ampliando ainda mais o impacto ambiental positivo da ação.

Os gestores municipais puderam manifestar interesse até março. Após essa etapa, a Reciclus fará a validação do documento e encaminhará o link do requerimento de informações detalhadas para análise, validação e programação da coleta.

“Com a coleta itinerante, a cidade tem a oportunidade de realizar campanhas de arrecadação de lâmpadas com escolas, universidades, instituições de saúde públicas e organizações sem fins lucrativos, antes da coleta da Reciclus. Isso não só promove a conscientização ambiental, mas também fortalece a responsabilidade coletiva. O município pode, ainda, utilizar os materiais gratuitos do Programa Reciclus Educa para professores e alunos, ampliando a educação sobre o descarte correto e incentivando a participação ativa da comunidade”, frisa Camilla Horizonte, Gerente de Operações e Marketing da Reciclus.

 

FONTE: https://ciclovivo.com.br/planeta/desenvolvimento/reciclus-amplia-logistica-reversa-de-lampadas-fluorescentes-em-pequenas-cidades/#:~:text=A%20Reciclus%20%E2%80%93%20Associa%C3%A7%C3%A3o%20Brasileira%20para,%C3%A2mbito%20nacional%2C%20de%20forma%20itinerante.

Compartilhe este Post: