Os termos “biodegradável” e “compostável” circulam em nosso dia-a-dia, estão em toda parte, mas por vezes, costumam a ser usados de maneira errônea ou enganosa, e isso pode afetar as pessoas que estejam tentando comprar algum produto ou descartar algum resíduo de forma sustentável.
Dessa forma para suas decisões serem as mais sustentáveis possíveis, é importante compreender o que significa biodegradação e compostagem, e também suas diferenças.
Definição de biodegradação
O termo biodegradação se refere a qualquer material que pode ser degradado por microorganismos (como bactérias e fungos). Ou seja, a biodegradação é um processo que ocorre naturalmente. Quando um objeto se degrada, sua composição original se divide em componentes simples, como biomassa, dióxido de carbono, água. Esse processo pode ocorrer com ou sem oxigênio, mas leva menos tempo quando o oxigênio está presente, como quando uma pilha de folhas em seu jardim se quebra ao longo de uma estação.
A biodegradação pode levar de alguns dias (para restos de vegetais) a 500 anos ou mais (para um saco plástico).
Alguns exemplos de tempo de biodegradação:
Vegetais: 5 dias – 1 mês
Papel: 2-5 meses
Camiseta de algodão: 6 meses
Folhas da árvore: 1 ano
Tecido de nylon: 30 – 40 anos
Latas de alumínio: 80 – 100 anos
Copos de poliestireno: mais de 500 anos
Sacos plásticos: mais de 500 anos
Dessa forma, o tempo que algo leva para biodegradar depende da sua composição química e de como ele é armazenado. Variáveis como temperatura e presença de água, luz e oxigênio afetam a taxa de degradação. Por exemplo, a maioria dos aterros sanitários tem tão pouca luz, ar e umidade que o processo de biodegradação diminui significativamente.
Cascas de vegetais, cascas de ovos, papel e resíduos de quintal são diretamente biodegradáveis. Quando descartados, esses elementos se decompõem em um período de tempo relativamente curto, para que possam ser assimilados ao ambiente natural. Até mesmo alguns itens comerciais, como esfregões de fibra de coco, se enquadram nessa categoria. Em comparação, materiais como isopor, plástico e alumínio são geralmente considerados não biodegradáveis devido ao tempo que levam para serem incorporados.
É biodegradável?
No entanto descobrir se um objeto é realmente biodegradável pode ser desafiador, especialmente quando você está avaliando objetos que geralmente não são feitos de materiais biodegradáveis, como caixas de equipamentos ou sacolas. A Federal Trade Commission (FTC) e vários certificadores terceirizados tomaram medidas para monitorar a rotulagem de produtos como biodegradáveis. Portanto, se você está tentando determinar se algo é biodegradável, verifique a embalagem e não hesite em entrar em contato com a empresa em caso de dúvidas.
Assim sendo, a maioria dos produtos de consumo “biodegradáveis” não se misturam ao solo por meio da biodegradação natural. Para se biodegradar, eles precisam de um conjunto específico de condições criadas por meio do processo de compostagem.
Definição de compostável
Acima de tudo, o termo compostável refere-se a um produto ou material que pode ser biodegradado sob circunstâncias humanas específicas. Ao contrário da biodegradação, que é um processo totalmente natural, a compostagem requer intervenção humana.
Durante a compostagem, os microorganismos decompõem a matéria orgânica com a ajuda dos humanos, que fornecem a água, o oxigênio e a matéria orgânica necessários para otimizar as condições. O processo de compostagem geralmente leva entre alguns meses em alguns casos pode chegar a três anos. O tempo é afetado por variáveis como oxigênio, água, luz e o tipo de ambiente de compostagem.
Dois tipos principais de compostagem:
Compostagem de quintal, combine-os os resíduos do quintal, e vire a pilha, misturando periodicamente para promover sua decomposição em matéria orgânica mais básica. Por esse motivo, você não será capaz de decompor coisas como carne, queijo e peixe em um contêiner residencial, simplesmente não produzirá calor suficiente.
Compostagem comercial, envolve a classificação de materiais em orgânicos e inorgânicos, quebrando-os com picadores e trituradores e criando condições ideais de umidade, temperatura e oxigênio. Como resultado, a compostagem comercial podem decompor produtos mais complexos do que a compostagem domésticas.
Se você está pensando em comprar um produto que afirma ser compostável, certifique-se de ler o rótulo. Tal como acontece com itens biodegradáveis, a rotulagem de materiais compostáveis é regulamentada pela FTC e certificadores terceirizados. Você vai querer saber se o produto pode ser compostado em um recipiente de jardim ou se exigirá a compostagem comercial. Nem todas as cidades oferecem compostagem comercial, e você não quer escolher um produto compostável apenas para descobrir que não pode realmente fazer a compostagem.
POSTS RELACIONADOS: