A governança ambiental, social e corporativa, do inglês Environmental, social, and corporate governance (ESG), é uma abordagem para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação para maximizar os lucros em nome dos acionistas da corporação. Normalmente, os objetivos sociais defendidos dentro de uma perspectiva ESG incluem trabalhar para atingir um determinado conjunto de objetivos ambientais, bem como um conjunto de objetivos relacionados ao apoio a certos movimentos sociais e um terceiro conjunto de objetivos relacionados ao fato de a corporação ser governada de forma consistente com os objetivos do movimento de diversidade, equidade e inclusão.
Um software de gestão de resíduos pode ajudar as empresas a melhorar suas métricas ESG (meio ambiente, social e governança) da seguinte forma:
- Redução de resíduos: o software permite a monitorização e otimização da gestão de resíduos, resultando em uma redução dos resíduos gerados.
- Melhoria da eficiência energética: a gestão eficiente dos resíduos pode ajudar a reduzir os gastos energéticos, melhorando a eficiência energética.
- Transparência e conformidade regulatória: o software fornece registros precisos e confiáveis que ajudam a garantir a conformidade com as regulamentações locais e internacionais.
- Melhoria da reputação: uma gestão responsável dos resíduos pode melhorar a imagem e a reputação da empresa junto aos stakeholders.
A meuResíduo é um exemplo de plataforma digital de gestão de resíduos focada em governança de dados e indicadores ESG que entrega a rastreabilidade da informação da geração à destinação final.
Se você, gestor, deseja implantar o ESG e gestão de resíduos em sua organização, saiba que os benefícios vão desde o início do planejamento e ao longo de todo gerenciamento e podem ter um grande impacto, como na redução de custos, aumento do lucro, aumento do interesse do investidor e melhoria na imagem da empresa.
POSTS RELACIONADOS: