UMA BELA INICIATIVA AMBIENTAL EM BENEFÍCIO NÃO SÓ DO EVEREST
O Monte Everest é a montanha mais alta do mundo com 8.848,86 metros acima do nível do mar, portanto, representa um verdadeiro desafio pessoal para as pessoas. Milhares de montanhistas, ano após ano, propõem-se a subir esta montanha imensa, mas não têm sido tão cuidadosos com o desperdício como gostariam. São mais de 30 anos de exploração, muitos destroços se acumularam.
Um grupo de montanhistas liderado por Marion Chaygneaud-Dupuy, um alpinista reconhecido e premiado, começaram a limpeza do Monte Everest. E ao longo de 3 anos, essa equipe coletou mais de 8 toneladas de resíduos, uma quantia realmente impressionante e lamentável.
Essa iniciativa é fruto da percepção de Marion Chaygneaud-Dupuy, que em 2013 subiu ao cume do Monte Everest e percebeu que havia mais de 10 toneladas de resíduos acumuladas no pico, ao longo de 30 anos de expedições. Esta percepção lhe marcou e, assim acabou decidindo começar a limpar a montanha, e logo a iniciativa foi apoiada por um grande grupo de montanhistas.
Graças ao impacto positivo desta iniciativa ambiental, o grupo foi recompensado com uma variedade de prêmios, no entanto, o trabalho ainda não terminou, na verdade nem chegou perto do fim. Ao longo desses 3 anos, a equipe conseguiu limpar apenas três quartos da montanha. Mas o projeto propõe a limpeza de toda a montanha e também de toda a cordilheira do Himalaia.
Localmente, o trabalho dessa equipe é muito valorizado. Além disso, tanto os moradores quanto a própria equipe entendem o que esse trabalho representa para o meio ambiente e para milhões de pessoas que vivem nessa região. Embora se possa pensar que esse resíduo em um lugar tão distante não atinge a população local, ele acaba contaminando toda bacia que fornece a água para os habitantes da China e da Índia.
UMA CHAMADA PARA A CONSCIÊNCIA
Todas as atividades humanas têm impacto sobre o meio ambiente. Por décadas, escalar o Everest tem sido um dos desafios mais desejados por muitos, uma experiência única que requer pelo menos 40 dias de viagem. Mas durante todos esses dias, os montanhistas geram muito resíduos.
Dessa forma podemos concluir que ao contrário do que se pensa, poucas das pessoas que se propuseram a conquistar o topo desta montanha cuidaram do ambiente, assim, o acúmulo de resíduo é inevitável. Ainda mais, por ser um local remoto, não existe um sistema de eliminação dos detritos deixados pelos alpinistas.
A iniciativa de limpar o Everest é muito importante, porém, não adianta muito se os montanhistas que circulam por essas montanhas não tomarem consciência e tomarem as medidas necessárias para manter a área livre de resíduos.
Escrito por Deliana Moreno. Fonte: https://www.bioguia.com/ambiente/8-toneladas-basura-han-recogido-alpinistas-monte-everest_87399404.html
Imagem: reprodução da CNN Chile.
POSTS RELACIONADOS: