A transformação digital na gestão de resíduos diz respeito a automatizar processos tendo a possibilidade de torná-los mais transparentes sobre o ciclo de vida dos resíduos. Acreditamos que seja uma estratégia fundamental para a sustentabilidade no Planeta, porque é um movimento global de empresas que sabem que as ações voltadas à preservação são necessárias para a manutenção da vida na Terra.
Vamos lhe explicar como a plataforma meuResíduo introduz o conceito de transformação digital nas empresas. Afinal, acreditamos que a tecnologia nos ajuda a liderar um mundo melhor.
Negócios resilientes e inteligentes, utilizam a informação como vantagem, assim como a tecnologia como ferramenta propulsora.
Essa informação em concomitante com a tecnologia melhora a experiência do cliente, inclusive dos processos, garante insights e solução de problemas de maneira mais pragmática. Assim como uma gestão eficiente de riscos através de evidências e big data, garantindo uma experiência operacional que sempre te coloca em vantagem competitiva.
Descrevemos aqui abaixo algumas funcionalidades capazes de melhorar os processos e automatizar necessidades manuais:
1. Gestão e otimização de rotas
A roteirização das coletas é, sem dúvida, um dos processos mais complexos da logística de transportes de resíduos. As empresas que realizam essa tarefa manualmente despendem muito tempo e o risco de erros é grande, além disso, é necessário contar com uma equipe ou profissional totalmente dedicado ao planejamento.
Com um software especializado, essa tarefa é realizada em poucos segundos e o sistema identifica o trajeto que será mais rápido e econômico.
2. Acompanhamento das coletas em tempo real
A gestão das coletas será mais eficiente com o acompanhamento em tempo real. Através do software, o gestor confirma se a equipe está cumprindo com a sua rota e já verifica os resíduos que foram coletados em cada cliente. Ao sinal de qualquer imprevisto na coleta, ações poderão ser tomadas para evitar a perda da visita no cliente.
3. Registro digital de coletas
No ato da coleta, o motorista registra os resíduos coletados por meio de um aplicativo. Essa função elimina o risco de erros, elimina o uso de papel que precisam ser digitados posteriormente e automatiza a confirmação das coletas com fotos e assinatura do cliente em tempo real. Não será necessário aguardar o retorno do veículo para confirmar se as coletas foram realizadas.
4. Emissão de MTR e Ficha de emergência
Gerar esses documentos de forma manual pode ser bastante trabalhoso, principalmente quando a empresa possui muitos clientes, além do risco de erros durante o preenchimento ser maior.
Para isso, um software de gestão de resíduos deve possuir a funcionalidade de gerar automaticamente os documentos obrigatórios para o transporte de resíduos. O MTR e a Ficha de emergência são documentos que devem acompanhar a carga, principalmente quando se trata de resíduos perigosos.
5. Controle para faturamento
Conforme as coletas vão sendo conferidas no sistema, é possível gerar o relatório para efetuar o faturamento ao cliente. O sistema analisa os dados do contrato de cada cliente e verifica se houve geração de resíduo excedente. Através de um click é emitido um relatório com o valor total a ser faturado.
A meuResíduo desenvolveu um sistema completo com o objetivo de automatizar a logística de transporte de resíduos nas empresas. O sistema conta com as 5 funcionalidades listadas acima, além de uma gama de opções para auxiliar em todo o processo logístico do seu negócio.
O software e app meuResíduo é indicado para empresas que precisam agilizar processos eliminando papéis e planilhas em Excel, além de alcançar resultados mais expressivos em suas atividades com rastreabilidade e transparência para o cliente e órgãos ambientais.
Veja também…