O que é Business Intelligence e como essa ferramenta pode alavancar o seu negócio

Se a sua empresa ainda toma decisões com base apenas na experiência dos seus líderes ou em “achismos”, esse post ajudará a entender sobre o BI – Business Intelligence e como podemos usar esse conceito para alavancar melhores resultados.

Business Intelligence — em português, Inteligência de Negócios—, consiste na captação de dados e na transformação desses em informações para serem utilizadas como base na tomada de decisões. Ele teve seu primeiro destaque em 1958, com a publicação de um artigo do cientista da computação da IBM, Hans Peter Luhn.

Denominado “A Business Intelligence System“, a publicação fazia menção sobre um sistema automático que estava sendo desenvolvido com o objetivo de distribuir informações para diferentes seções das empresas, sejam elas científicas, industriais ou mesmo governamentais.

Isso permitiria entregar a quem tivesse interesse informações importantes para promover a eficiência da empresa. Esse sistema utilizaria máquinas para processar dos dados levantados, a fim de criar “perfis de interesse para cada um dos ‘pontos de ação’ em uma organização”

Diariamente, empresas ao redor de todo o mundo geram, em proporções infinitas, um número quase infinito de dados, e com sua empresa, não é diferente! Dessa forma, ter uma ferramenta para usá-los a favor do seu negócio, é um diferencial competitivo fundamental nos dias atuais.

Recentemente uma pesquisa mostrou que foram gerados mais dados nos últimos dois anos do que em toda a história da humanidade antes desse período. Por exemplo, só o Google realiza 3,5 bilhões de buscas por dia. Além disso, uma única pessoa fosse assistir todos os vídeos que o YouTube veicula em 24 horas, levaria nada menos que 2.739.726 anos para cumprir essa tarefa.

Dessa forma, com toda essa quantidade de dados produzida, 99,5% dos dados coletados nunca são usados ou não são adequadamente analisados. Ou seja, é uma gama de informações que poderiam ser geradas que estão, literalmente, sendo desperdiçadas.

Então, como utilizar esse conceito para alavancar o seu negócio? 

Confira agora o que BI pode fazer e te entregar:

BI é um processo que visa coletar dados gerados por um negócio, organizá-los e fazer uma profunda análise, a fim de gerar informações reais e concretas que servirão como base para as tomadas de decisão de uma empresa.

Por isso, um dos grandes propósitos do BI é que as informações forneçam insights como ponto de partida para aprimorar diferentes setores e aspectos da sua empresa. Ou seja, é um conjunto de processos que têm como foco encontrar a informação certa e entregar a quem possa trabalhar adequadamente com ela.

Mas precisamos destacar que o BI não vai dar uma resposta precisa a um determinado questionamento. Ou seja, ele não vai lhe dizer “sim” ou um “não” para a sua pergunta.

Desse modo, para alcançar esse objetivo de ter as informações, o ideal é alinhar 4 vertentes, que são:

A coleta de dados da sua empresa

Essa coleta de dados, pode estar acontecendo em qualquer software utilizado pela empresa. Por exemplo, se a sua empresa utiliza um software de CRM, essa pode ser uma importante fonte para a sua coleta.

A organização e a análise dos dados coletados

Uma vez feita essa coleta é preciso organizar os dados e fazer uma análise do que foi captado. Essa etapa ajuda a “filtrar” o que não é realmente útil, separando apenas os aspectos que serão verdadeiramente interessantes para a sua empresa.

A utilização dos dados convertidos em informações 

Os dados agora se transformaram em informações e será com base nelas que as decisões passarão a ser tomadas. Por exemplo, você pode obter insights que, uma vez trabalhados, podem reduzir o seu custo com aquisição de clientes, otimizar as conversões, melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as taxas de fidelização e muito mais.

A mensuração dos resultados obtidos

Por isso, uma vez que os responsáveis por essas deliberações definam as suas estratégias, é bem importante que seja feita a mensuração dos resultados alcançados com elas. Ou seja, o Business Intelligence não se limita ao uso dos dados, é preciso analisar se as ações criadas baseadas nesse conceito realmente ajudaram a sua empresa a atingir o objetivo esperado, tais como melhorar os seus serviços, produtos, processos etc.

Benefícios do Business Intelligence para a sua empresa:

– Trabalhar tendo como base informações reais tende a colaborar em diversos setores do seu negócio;

– Descoberta de novas oportunidades de negócios;

– Geração de insights para aprimoramento de processos;

– Ajuda na identificação de pontos que estão gerando gastos excessivos;

– Contribuição para a sua empresa se adequar mais rapidamente às mudanças do mercado;

– Melhora a percepção que se tem dos clientes e até de fornecedores, contribuindo para aprimorar esses relacionamentos.

Quer conhecer o BI meuResíduo? CLIQUE AQUI e solicite mais informações!

Fonte: https://www.zendesk.com.br/blog/o-que-e-business-intelligence-para-que-serve/

POSTS RELACIONADOS:

Compartilhe este Post: