Com a pandemia que por vezes restringe nossas locomoções e, impõe restrições sanitárias, aliando isso ao clima de inverno e feriadões. Os filmes reforçam sua importância como entretenimento e ferramenta de discussão de diversos temas relevantes para a humanidade. Dessa forma listamos aqui alguns filmes relacionados ao meio ambiente e ao futuro do planeta:
Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento
O drama biográfico dirigido por Steven Soderbergh e baseado na história real de Erin Brockovich, recebeu cinco indicações ao Oscar em 2001: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Albert Finney), Melhor Roteiro Original, Melhor Filme e Melhor Atriz (Julia Roberts), levando o prêmio nesta última categoria. Na história, Erin, uma mãe solteira com três filhos, passa a trabalhar em um escritório de advocacia e descobre casos arquivados relacionados à contaminação de água, que espalha doenças entre os habitantes da região. A personagem inicia uma investigação sobre o assunto e une pessoas para obter uma indenização de 333 milhões de dólares da Pacific Gas and Electric Company, empresa responsável pela contaminação.
Uma Verdade Inconveniente
Dirigido por Davis Guggenheim, o documentário, de 2006, retrata a campanha do ambientalista e ex-Vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore em prol de educar cidadãos sobre o aquecimento global. Com uma série de dados e discurso informativo, o filme foi baseado em uma palestra já apresentada muitas vezes por Al Gore em vários lugares do mundo e levou a estatueta do Oscar em 2007 nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Canção Original, com “I Need to Wake Up” (música e letra de Melissa Etheridge). Em 2017 foi lançada uma sequência do documentário, o “Uma Verdade Mais Inconveniente”.
WALL·E
A animação, de 2008, produzida pela Pixar Animation Studios e dirigida por Andrew Stanton, conta a história de um robô criado nos anos 2100 para limpar a Terra inabitada coberta de lixo. O robô se apaixona por outro robô chamado Eva que vai até a Terra para tentar encontrar alguma planta, algum resquício de vida. A animação, que é muito sensível e coloca em pauta o destino da humanidade e a necessidade de mudança, levou o Oscar em 2009 como Melhor Filme de Animação e foi indicada em outras cinco categorias: Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original (Thomas Newman e Peter Gabriel por “Down to Earth”), Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
Lixo Extraordinário
O documentário, de 2010, não levou nenhuma estatueta, mas foi indicado para o prêmio de Melhor Documentário no Oscar de 2011 e, por ser um filme anglo-brasileiro, merece destaque nesta lista. Dirigido por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, o filme mostra o projeto do artista plástico brasileiro Vik Muniz com sete catadores e a produção de obras de arte feitas com material coletado em um dos maiores aterros controlados do mundo, no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias.
Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo
Jeremy Irons apresenta um problema global. Em uma praia em Sidon, no Líbano, ele mostra uma montanha de escombros. Lá está reunido lixo hospitalar, restos de comida e animais mortos, ou seja, todo lixo resultado de 30 anos de consumo de apenas uma cidade. A partir daí, viaja o mundo debatendo as bilhões de toneladas de lixo que são produzidas todos os dias em todo planeta, focando numa série de paisagens paradisíacas devastadas pela poluição.
POST RELACIONADOS: