Malwee desenvolve camiseta que captura CO2 do ambiente

O Grupo Malwee acaba de anunciar a criação da primeira malha brasileira capaz de capturar dióxido de carbono (CO2) do meio ambiente. A tecnologia, desenvolvida em parceria com uma startup de Singapura, retém o gás de efeito estufa e o elimina na lavagem na peça.

A indústria da moda é responsável por 2 a 8% da emissão global de carbono, principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas. E, pensando em como mudar o rumo dessa história, a Malwee, em parceria com a startup Xinterra, desenvolveu a aplicação da tecnologia COzTERRA para o mercado têxtil.

Foram dois anos de pesquisa e estudos em laboratório para o desenvolvimento da tecnologia, que foi adaptada da construção civil para o setor têxtil. A solução possibilita que uma camiseta seja capaz de capturar 12g de CO2 da atmosfera. Ou seja, 25 camisetas capturam, em um dia, a mesma quantidade de gás carbônico que uma árvore adulta captura diariamente. Por conta disso, a peça da marca foi batizada de “Ar.voree”.

A nova tecnologia foi anunciada por Audrei Russo, Diretora de Marcas Adulto do Grupo Malwee, durante o evento de abertura da exposição “A Chain Of Women”, do Brazil Creating Fashion for Tomorrow, programação que abriu o London Fashion Week.

Como funciona

A Malwee explica que o funcionamento é bem simples: o tecido captura o CO2, e na lavagem, em contato com sabão em pó ou líquido, o CO2 vira bicarbonato de sódio e é totalmente dissolvido. E, durante esse mesmo processo de lavagem, os agentes de captura de CO2 são recarregados e, ao usarem a camiseta novamente, ela seguirá capturando mais CO2 do ambiente.

As camisetas serão vendidas aos clientes com instruções de uso, de lavagem e de manutenção da peça.

Compromisso ambiental

“Em 2019, o Grupo Malwee tornou-se a primeira marca de moda brasileira a firmar o compromisso da campanha global Business Ambition for 1.5°C: Our Only Future”, afirma Gabriela Rizzo, CEO do Grupo Malwee. Lançada pela ONU, a iniciativa visa mobilizar grandes empresas para limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e alcançar a meta de zerar a emissão de Gases de Efeito Estufa antes de 2050.

“A tecnologia de descarbonização que estamos lançando é uma frente importante para tangibilizar este compromisso. Já reduzimos em 37% a emissão total de gases de efeito estufa e agora lançamos uma camiseta que captura CO2 da atmosfera. Ou seja, nossa malha transforma o produto têxtil em um aliado no combate às mudanças climáticas”, completa Gabriela.

A previsão é lançar a camiseta “Ar.voree” para o consumidor final nos próximos meses sendo, de acordo com a marca, a primeira “oferta democrática” dessa tecnologia. “Apesar das complexidades, é possível imaginar um futuro onde a moda se torna parte da solução”, conclui a CEO.

FONTE: https://ciclovivo.com.br/inovacao/negocios/malwee-desenvolve-camiseta-que-captura-co2-do-ambiente/

Compartilhe este Post: