O Ministério do Meio Ambiente (MMA) inaugurou em Vitória (ES), no mês de agosto, uma central de coleta de lixo eletrônico. Acima de tudo, a entrega faz parte do programa Lixão Zero, lançado pelo MMA em 2019 para melhorar a gestão dos resíduos em todo o Brasil, valorizando o material reciclável e desativando lixões a céu aberto.
Localizado na Unidade de Transbordo de Vitória, esse é o primeiro ponto de entrega voluntária (PEV) especialmente dedicado a lixo eletrônico implantado no Espírito Santo, potencializando o sistema de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos no estado.
Em suma ecoponto recebe desde fones de ouvido até produtos de grande porte, como geladeira, máquinas de lavar, fogões e outros, seja por meio da entrega no local como pelo serviço de coleta agendada, pela Prefeitura de Vitória.
Logística reversa
Em 2020, o Governo Federal publicou o decreto de logística reversa de eletroeletrônicos, potencializando a valorização e reintrodução desse tipo de resíduo em todo o Brasil. Além desse, o MMA avançou com a logística reversa nos setores de medicamentos, baterias de carro, latas de alumínio e óleo lubrificante.
Saiba mais sobre o programa Lixão Zero
POST RELACIONADOS: