Conforme a RDC Nº 222/2018 da Anvisa, acondicionamento é considerado o ato de embalar os resíduos segregados em sacos ou recipientes que evitem vazamentos e, quando couber, sejam resistentes às ações de punctura, ruptura e tombamento, e que sejam adequados física e quimicamente ao conteúdo acondicionado.
Já conforme o Manual de Gerenciamento de Resíduos para a Indústria de Tintas e Vernizes, o acondicionamento de resíduos perigosos é uma forma temporária de espera para reciclagem, recuperação, tratamento e/ou disposição, dependendo de cada tipo de resíduo. Podem ser utilizados tambores, tanques, contêineres ou até mesmo podem ser acondicionados a granel.
Como podemos observar, esse controle e gestão de acondicionamentos de resíduos não acontecem apenas em organizações que trabalham com resíduos de serviço de saúde, acontecem nos mais diversos segmentos e resíduos, como, por exemplo, para os resíduos de portos e aeroportos, de indústrias de todos os portes, para os transportadores de resíduos, entre outros.
Dessa maneira, podemos verificar que os acondicionamentos são muito necessários dentro da temática de resíduos. Além disso, a aquisição de acondicionamentos de resíduos também acaba gerando bons custos para as empresas, mas se não for bem controlado, ali nesse processo pode estar acontecendo uma sangria financeira. Mas então, como fazer a gestão?
A etapa de acondicionamento inicia-se imediatamente após a geração dos resíduos sólidos, tendo como principal objetivo a preparação dos resíduos na forma adequada para a coleta.
Agora refletindo sobre a quantidade de resíduos que você gera ou transporta, como você identifica os recipientes para saber o que tem dentro? Isso leva muito tempo? Como você sabe onde estão os recipientes da sua empresa?
Imaginamos que isso sempre foi uma dor de cabeça para sua empresa. Agora, se te dizer que a meuResíduo consegue fazer toda a rastreabilidade dos recipientes e ainda gerar etiquetas de código de barras ou QR CODE para identificação?
Vamos lá, o Sistema permite que você saiba em qual acondicionamento cada resíduo foi armazenado dentro da fábrica e onde, como e quando foram descartados. Isso é possível pois, no momento da coleta, os resíduos estarão identificados através de um sistema de código QR CODE, essa identificação é usada para garantir toda a rastreabilidade e a trajetória deles até o destino final.
Com o auxílio do App meuResíduo, o código do acondicionamento do resíduo é lido e já traz as informações a respeito do tipo de resíduo, fonte geradora e a tara do acondicionamento. Todos os dados são enviados para o Sistema Web, onde o gestor pode constatar de forma rápida qualquer não conformidade e agir rapidamente para tratá-la.
O sistema especializado em gestão ambiental, como a meuResíduo, facilita todo o gerenciamento, permitindo localizar e identificar cada resíduo gerado nos processos da organização. Fornecendo, de modo estruturado e organizado, informações detalhadas referentes à coleta, ao transporte, ao recebimento, ao tratamento e à destinação final.
O que achou? Você consegue visualizar o término dessa dor de cabeça com a organização do processo e a redução de custos? Se sim, clique aqui e solicite um teste grátis.
Além disso, com o meuResíduo, você adquire outras ferramentas para o seu processo, como:
- Alertas automáticos de vencimento de licenças e condicionantes;
- Geração automática de contratos;
- Captura de evidências (fotos e assinaturas) e coordenadas na hora da coleta;
- Integração com outros sistemas.
Contrate a plataforma digital meuResíduo e obtenha um software de gestão ambiental para sua empresa utilizar a sustentabilidade como diretriz para o futuro da sua organização.
POSTS RELACIONADOS: