Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), juntamente com a Polícia Federal (PF), o programa Meio Ambiente Integrado e Seguro (Brasil M.A.I.S), tem como objetivo a ampliação da capacidade no monitoramento de crimes ambientais em todo território nacional. O M.A.I.S utiliza imagens de alta precisão para uma cobertura 24 horas, possibilitando o monitoramento de desmatamentos ilegais, queimadas e outros crimes ambientais. Dessa forma a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) iniciaram as tratativas para aderirem ao programa
O interesse do RS em formalizar a parceria surgiu após a apresentação do projeto durante a reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), realizada nesta quinta-feira (03/12), em Brasília. Além da troca de ideias, projetos e iniciativas entre os estados, durante a reunião da Abema ocorreu o lançamento da 2ª edição da revista impressa, em que o RS participa com a matéria “Mudanças climáticas: RS atua em políticas públicas para reduzir emissão de gases de efeito estufa”. A edição completa por ser conferida clicando aqui. A revista tem periodicidade semestral e traz um levantamento dos programas efetivados por cada órgão ambiental que contribuem para o avanço de políticas públicas e preservação do meio ambiente.
O avanço da parceria deve ocorrer no início de 2021, pois esta ferramenta está disponível para órgãos públicos federais, estaduais e municipais e contou com um investimento de R$ 49 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública e, será coordenada e a operacionalizada pela PF.
Fonte: http://www.fepam.rs.gov.br/noticias/noticia_detalhe_net.asp?id=15290
Saiba como ter rastreabilidade dos seus resíduos, solicite uma demonstração grátis aqui: http://meu-residuo.rds.land/solicite-uma-demonstracao.
Posts relacionados: