Em meio a pandemia do Covid-19, é possível mensurar incontáveis hábitos e práticas cotidianas que passaram por mudanças e readaptações, simples aspectos que a sociedade integrou após restrições e limitações.
Se torna de suma importância adentrar nas mudanças com uma lente de novas oportunidades, filtrar aspectos positivos e promover soluções. O colapso traz à tona muitos gargalos da sociedade.
Uma das questões mais pautadas no âmbito de preservação do planeta, refere-se ao processo de manter a economia em superávit causando os menores danos possíveis ao meio ambiente. Seria mesmo possível alinhar estas duas vertentes para que, simultaneamente, trabalhassem em harmonia?
Kate Raworth, em seu livro Economia Donut: Uma alternativa ao crescimento a qualquer custo, comenta e ilustra um novo modelo econômico em forma de “donut”, uma espécie de rosquinha, contendo no anel interno, conceitos sobre o mínimo necessário para que a sociedade tenha uma vida boa e adequada, alinhada com objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Este conjunto envolve, desde necessidades básicas, como alimentação, água potável, educação, saúde, igualdade de gênero, saneamento, renda, energia, entre outros. O ponto chave deste modelo está no anel externo do Donut, representando os limites ecológicos estabelecidos por cientistas e pesquisadores, destacando que a humanidade deverá respeitar as barreiras, para assim evitar grandes catástrofes ambientais. Em resumo, a autora busca salientar o equilíbrio entre os dois anéis do Donut, satisfazendo as necessidades humanas, sem comprometer o equilíbrio natural do planeta terra. Amsterdam é a primeira cidade no mundo a implementar este modelo de economia.
Modelo de impacto da meuResíduo na economia
A ideia central da Economia Donut é simples: as metas econômicas precisam atender as necessidades humanas dentro de um limite que seja aceitável para o planeta e o gráfico “rosca” é uma ferramenta para mostrar o que isso significa na prática.
A meuResíduo promove a união da tecnologia com processos de gestão de resíduos eficiente e práticas de preservação ambiental, logo, podemos concluir que é possível aplicar o modelo de Economia Donut sem atingir ou tornar escasso as fontes naturais do meio ambiente. Na atualidade contamos com um grande aliado, a tecnologia, com isso, devemos utilizar esta ferramenta de forma consciente e eficaz, tornar os processos de preservação mais dinâmicos e sustentáveis.
Nossa empresa busca promover uma mudança cultura. A meuResíduo desenvolve e seleciona diariamente soluções para que as pessoas continuem recebendo e gerando renda através de atividades que contribuam para um futuro próspero as próximas gerações.
POSTS RELACIONADOS: