Não poderia passar em branco o aniversário de 10 anos da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul – COOMCAT, pois muitos anos de contribuição ao meio ambiente, de contribuição social, de geração de empregos, de economia e, além disso, de muitas histórias.
Muitos dos cooperados realizam essas contribuições a muito mais tempo! Vamos relatar aqui um pouco da história da COOMCAT que, em junho de 2020, completou 10 anos de atividade.
A história nos leva para maio de 2009, em que o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR junto a alguns apoiadores da sociedade fundaram o Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária e Reciclagem de Santa Cruz do Sul (FACS). O trabalho conjunto entre essas entidades, aliado a ocupação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul (SMMASS), foi feito em outubro de 2009. Isso tudo culminou com a fundação da cooperativa e com o repasse da administração da Usina de Triagem – UT.
Após essa vitória, vieram inúmeros desafios, principalmente na operação da UT, já que não contavam com equipamentos essenciais para o funcionamento da triagem e do transbordo, como um caminhão caçamba e uma pá carregadeira para realizar o manejo dos resíduos. Esses equipamentos que os catadores tiveram que comprar ou alugar.
Em 2012, ocorreram muitos avanços como a assinatura da implantação da Cadeia Binacional do PET (que nunca entrou em funcionamento), a entrega de caminhões pelo projeto CATAFORTE II e a contratação da COOMCAT para realizar a Coleta Seletiva Solidária – CSS em três bairros de Santa Cruz do Sul. No próximo ano, após a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul – PMSCS disponibilizar um pavilhão, a CSS avançou para mais seis bairros.
No ano de 2014, a PMSCS repassou uma pá carregadeira para o trabalho com o transbordo do resíduo de Santa Cruz do Sul. Em 2019, a cooperativa passou a coletar material reciclável em mais seis bairros, totalizando 15 bairros atendidos com o seu serviço.
Seguindo os princípios da economia solidária e autogestão, é importante ressaltar que a COOMCAT faz a comercialização de resíduos somente para empresas que possuem certificados ambientais das regiões do Vale do Rio Pardo e Metropolitana de Porto Alegre. Já o isopor é vendido para a Indústria Santa Luzia, de Santa Catarina.
Para se ter uma ideia do trabalho realizado pela COOMCAT, em 2019 foram coletadas 1.050 toneladas de resíduos, o que contribuiu para a preservação de 10 mil árvores, 32 mil litros de petróleo e 600 toneladas de minério. No ano anterior, a cooperativa coletou 929 toneladas de material reciclável.
Além do papel, plástico, isopor e metal, também é reciclado óleo saturado (óleo de cozinha) e eletroeletrônicos. Mas apesar dos resultados positivos dos últimos cinco anos, os reflexos da pandemia do novo coronavírus influenciaram na diminuição de 20% da quantidade de material recolhido, pois houve uma redução do cronograma de coletas, para evitar a disseminação do vírus. Ao todo, a coleta solidária acontece de segunda a sexta-feira em 15 bairros de Santa Cruz do Sul:
Segunda-feira: das 7h30 às 12 horas – Higienópolis, Santo Inácio, Goiás e Centro | 13 horas às 17h18 – Centro
Terça-feira: das 7h30 às 12 horas – Belvedere, Margarida, Monte Verde, Bonfim e Centro | 13 horas às 17h18 – Centro
Quarta-feira: das 7h30 às 12 horas – Independência, Renascença, Várzea e Centro | 13 horas às 17h18 – Centro
Quinta-feira: das 7h30 às 12 horas – Arroio Grande, Ana Nery e Centro | 13 horas às 17h18 – Centro
Sexta-feira: das 7h30 às 12 horas – Universitário, Avenida e Centro | 13 horas às 17h18 – Centro
Para fazer o controle dos resíduos coletados e para demonstrar transparência e rastreabilidade dos dados, a COOMCAT utiliza a meuResíduo para fazer a gestão de dados. A nossa plataforma online é um exemplo de como a tecnologia aliada a uma gestão de resíduos eficiente consegue alavancar as vendas da sua empresa e reduzir o custo dos processos. Saiba como adotar práticas sustentáveis e aumentar seu faturamento solicitando uma demonstração gratuita pelo link: https://bit.ly/3hwwgYj.
Fontes:
https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/1663
POSTS RELACIONADOS: