COMO O MEURESÍDUO AUXILIA NA RASTREABILIDADE ATRAVÉS DE ETIQUETAS DE IDENTIFICAÇÃO DE RESÍDUOS?

A rastreabilidade é o processo que permite, por meio de um código identificador, ter acesso a todo o percurso feito por um resíduo desde sua geração até chegar na destinação/disposição final. As informações vão desde o local onde o resíduo foi gerado, por quem foi transportado, para onde será destinado e sua forma de acondicionamento.

As razões para usar a rastreabilidade são muitas e diversas. Mas no geral, ela permite que se tenha mais controle sobre a cadeia da gestão de resíduos, mais agilidade nos processos e melhor comunicação entre eles.

Esse identificador geralmente é um código de barras ou um código QR identificando o resíduo ou o seu respectivo acondicionamento. O mais importante é que a informação contida no código não se perca no caminho, já que ela é a chave para o rastreio do resíduo.

Ratreabilidade

Sempre garantindo mais rastreabilidade às indústrias geradoras, o meuResíduo permite que você saiba em qual local cada resíduo foi gerado e armazenado dentro da fábrica. Além disso onde, como e quando foram descartados. Isso só é possível pois, no momento da coleta, os resíduos podem ser identificados através de um sistema de código de barras ou QR CODE. Essa identificação é usada para garantir toda a rastreabilidade e a trajetória deles até o destino final.

Através do App mobile meuResíduo, no momento da coleta, o código da etiqueta do resíduo é lido e já traz as informações a respeito do tipo de resíduo, quantidade, fonte geradora, número da ONU e nome apropriado para embarque, a classe de risco, pictogramas de emergência, palavra de advertência, frases de perigo e precaução, a composição química, bem como os telefones de emergência.

Visando garantir o atendimento à requisitos legais ambientais, sua empresa pode contar com a plataforma meuResíduo para controle emissão de MTRs, ficha de emergência, etiquetas para identificação, além de gerenciar toda documentação da empresa e dos fornecedores.

POSTS RELACIONADOS:

Compartilhe este Post: