Consumidores podem descartar equipamentos e pilhas sem custos em vários pontos do Estado
A Reverse – Gestão de Resíduos, de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, foi homologada para operar a logística reversa de eletrônicos no Rio Grande do Sul. O selo foi concedido pelas entidades que representam os fabricantes e importadores desses equipamentos. Sem custo, o serviço permite que consumidores descartem computadores, celulares, geladeiras, micro-ondas, televisores, entre outros itens.
Os pontos de coleta estão espalhados pelo Rio Grande do Sul. Após as entregas, a empresa tritura os itens dentro de um processo chamado de descaracterização. Por fim, destina os resíduos à reciclagem.
A empresa é composta pelos sócios Érico Scherer, André, Alice e Sérgio Senger, que disponibilizam além dos pontos de entrega voluntária, apoio as prefeituras na promoção de campanhas de descarte.
Segundo Scherer, de acordo com a lei que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a responsabilidade pela logística reversa de eletrônicos e pilhas é dos fabricantes, importadores e distribuidores. Por conta disso, em outubro, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e a Green Eletron escolheram a Reverse para fazer o descarte, sem custo para o cidadão.
A lista de locais com coleta pode ser acessada nos sites da Abree e da Green Eletron. Basta colocar o CEP, que o sistema aponta os pontos mais próximos.
POSTS RELACIONADOS: