Dados apontam que mais de 39 mil toneladas diárias de resíduos são dispostas adequadamente em aterros e somente 2,8% de forma inadequada em São Paulo, um belo exemplo.
Dessa forma, dentro das comemorações dos 53 anos de existência, a CETESB lançou, a 24ª edição do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos.
A publicação contém os dados sobre a geração e a destinação dos resíduos sólidos em aterros e usinas de compostagem. Bem como as condições das unidades de transbordo oriundos da coleta pública, com base nos dados colhidos ao longo de 2020.
O documento pontua que no decorrer de mais de duas décadas, registrou-se uma melhora quanto à situação dos locais de disposição de resíduos em aterros no estado de São Paulo. Ou seja, demonstra o resgate das condições sanitárias dos municípios.
Melhora das condições ambientais
Os pontos de fortalecimento da gestão de resíduos no estado de São Paulo, estão ancorados na melhoria das condições ambientais nas áreas utilizadas para disposição de resíduos. Como também no conjunto de ações de controle e das políticas públicas executadas pela CETESB. Ao longo do tempo, elas são pautadas na erradicação dos “lixões” e no aprimoramento das ações técnicas e de apoio aos municípios, voltadas para melhorar a gestão dos resíduos, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Urbanos.
Outro aspecto é o retrospecto do trabalho desenvolvido pela CETESB na área de resíduos sólidos, desde a década de 1970 até os dias atuais. É uma trajetória marcada pelo apoio aos municípios na busca de soluções para melhorar a gestão. E, sempre voltado para o tratamento mais moderno de gestão e disposição adequada dos resíduos, priorizando a minimização, o reaproveitamento e a reciclagem.
Em suma, a importância da disponibilização do Manual no site da Companhia, permite que tanto os administradores públicos como os privados, possam acessar os dados e fazer um automonitoramento para a melhor gestão dos resíduos.
Efeitos da pandemia
Apesar da inequívoca melhora registrada nos últimos 24 anos, o Inventário de 2020 constata uma leve piora do IQR médio – Índice de Qualidade dos Resíduos, de 8,8 para 8,7, em comparação com os dados de 2019. Segundo avaliação feita pelos técnicos, acredita-se que essa pequena diferença possa ser atribuída à pandemia causada pela Covid-19. Durante todo o ano passado concentrou a atenção e os esforços das prefeituras, inclusive financeiros, para o seu controle. Da mesma forma, prejudicando assim as ações para a gestão adequada dos resíduos em nível municipal.
As condições operacionais dos aterros podem variar em razão de diversos aspectos. Tais como o esgotamento das áreas para disposição dos resíduos, pela dificuldade de seleção de novos locais em decorrência de restrições técnicas, locacionais e legais, bem como dificuldades na implantação de políticas de redução, reutilização e reciclagem ou por problemas financeiros enfrentados pelos municípios.
Inventário 2020
Na conclusão do Inventário de 2020, os técnicos ressaltam a necessidade de se intensificar os esforços das prefeituras na busca de soluções mais adequadas e modernas para a gestão dos resíduos. Enquanto isso, aperfeiçoando as condições de disposição. Não devendo ser esquecidas as ações voltadas, principalmente, à minimização, redução, reciclagem e ao tratamento de resíduos, preconizadas nas Políticas Nacional e Estadual de resíduos sólidos. Ressaltam que deve ser estimulada a implantação de novas tecnologias de tratamento e adotadas soluções regionalizadas.
O estado de São Paulo conta com 346 aterros sanitários, sendo 314 públicos e 32 privados. Embora sejam em número bem menor do que os administrados pelas administrações municipais, respondem por 60,1% do total de 40.826,4 toneladas/dia de resíduos gerados. Desse total, 39.691,74 t/dia são dispostos de forma adequada e somente 2,8% ainda dispostos inadequadamente.
Em conclusão, nesta 24ª edição, além da avaliação do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR), também foram aferidos o Índice de Qualidade de Usinas de Compostagem (IQC) e o Índice de Qualidade de Estações de Transbordo (IQT).
BAIXE AQU O INVENTÁRIO DE RESÍDUOS 2020
POSTS RELACIONADOS: