A ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a ABETRE (Associação Brasileira de Empresas Tratamento de Resíduos e Efluentes) e o SELUR (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana), se unificaram criando uma única entidade, a ABREMA – Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente.
A nova associação do setor de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos pretende principalmente sensibilizar a sociedade para a importância desse setor econômico na redução dos danos provocados ao meio ambiente e no combate às mudanças climáticas.
Ações para contribuir com o setor
A associação tem como uma de suas responsabilidades contribuir para a melhoria e divulgação das soluções tecnológicas empregadas pelas empresas associadas, as quais, de acordo com a associação, desempenham um papel fundamental na promoção de uma economia circular e com baixas emissões de carbono no Brasil.
A ABREMA nasce com quase 200 empresas da cadeia de manejo de resíduos sólidos em todo o Brasil.
A associação foi aprovada em julho pela Assembleia Geral Extraordinária com a participação do novo Conselho de Administração, composto por representantes de 15 empresas de diferentes segmentos dessa indústria, eleitos pelas empresas associadas.
De acordo com a nova associação, o setor fornece à sociedade soluções para a mitigação dos impactos ambientais causados pelos resíduos e tem muito a contribuir com soluções que respondem aos desafios da agenda ambiental urbana.
Erradicar lixões
O escopo da ABREMA prevê o apoio à formulação de políticas públicas que promovam a erradicação dos lixões e a destinação adequada dos resíduos, incentivando dessa forma a sua valorização.
A entidade destaca o incentivo à adoção de novas tecnologias para o setor, como a aproveitamento do biogás, assim como o estímulo ao mercado de créditos ambientais (carbono e reciclagem).
“A ABREMA tem um papel fundamental a desempenhar, contribuindo com a agenda climática e com a universalização do saneamento básico em nosso país, visto que nossos associados colocam à disposição da sociedade as melhores soluções para redução dos impactos ambientais causados pelo lixo gerado diariamente em residências, comércios e indústrias”, afirma Pedro Maranhão, Presidente da ABREMA.
Além disso, a ABREMA planeja criar dois indicadores para o segmento de resíduos.
O primeiro seria um índice de inflação específico, para dar subsídios às companhias na negociação de reajuste de preços de seus contratos com as prefeituras.
O segundo seria um índice ambiental, destinado a calcular a redução de emissões de gás carbônico na atmosfera em projetos de reaproveitamento de resíduos.