A transformação digital refere-se ao uso da tecnologia para alavancar resultados. Essa visão tem sido compartilhada por grandes empresas que vem encabeçando a inovação como parte do seu negócio.
No entanto, a transformação digital vai muito além de ter um site ou redes sociais organizadas, ela está relacionada à gestão e busca reorganizar a empresa como um todo, revendo estruturas, processos e rotinas. Utilizando a tecnologia como recurso para alavancar negócios, aumentando a eficiência, produtividade e desempenho.
Por outro lado, a transformação digital é uma ferramenta para alcançar a sustentabilidade. Pois ao se beneficiar dos ganhos oriundos da tecnologia, a sua empresa não apenas economiza dinheiro, mas otimiza processos e recursos financeiros, humanos e ambientais.
Alguns itens importantes ao aliar a transformação digital à sustentabilidade:
- Otimização de processos;
- Minimização de fraudes;
- Redução de custos;
- Menor tempo para execução de tarefas;
- Menor necessidade de espaços para armazenar documentos e papéis.
Além do alinhamento com os fornecedores, o desenvolvimento de uma relação sustentável com os clientes e colaboradores é também atrelada pela transformação digital.
Assim como a jornada digital, o ESG é uma transformação necessária e que caminha junto à digitalização. Por isso, a interligação de ambos permite uma atuação cada vez mais estratégica e benéfica para as organizações e para a sociedade como um todo.
POSTS RELACIONADOS: