Você sabia que, aproximadamente, 72% das embalagens plásticas não são recuperadas? Do total, 40% desse lixo é destinado ao aterro e 32% é vazado do sistema de coleta (não coletado, despejado ilegalmente ou mal administrado).
Com isso em mente, quem é responsável por reduzir as embalagens plásticas no mundo? Uma pesquisa feita pela Visual Capitalist mostra que:
- 20% dos entrevistados no mundo dizem que as empresas que produzem produtos embalados devem ser responsáveis
- 16% dizem que o governo deve ser responsável
- 10% dizem que as empresas que vendem produtos embalados devem ser responsáveis
- 8% dizem que os consumidores
- 37% dizem que todos os itens acima são igualmente responsáveis
- 9% dizem outros, incluindo não ter opinião ou estar indeciso
Nós acreditamos que TODOS devemos nos responsabilizar, afinal vivemos no mesmo Planeta. Embora o lixo seja universal, a forma como as culturas lidam com ele é diferente. Aqui no Brasil nós estamos alavancando um movimento de ressignificação da gestão de resíduo junto a tecnologia e a tomada de decisão humana.
Utilizar uma plataforma que garanta transparência da destinação correta é uma atitude de impacta diretamente no clima global. Você pode pensar: mas como eu ajudo? Por meio de iniciativas conscientes e se conectando com outras empresas com as mesmas iniciativas que criamos uma rede forte de profissionalismo e preservação.
Uma das funcionalidades da meuResíduo garante a transparência da coleta através de evidências de dados e da documentação legal de toda a rastreabilidade do ciclo de vida do resíduo. Deste modo, o nosso software de gestão de resíduos, meuResíduo, contempla desde a geração até a destinação final. Ele controla qual tipo resíduo, fonte geradora, quantidade que foi gerada, períodos e formas como foi destinado. Demonstrando, assim, a transparência das informações, a rastreabilidade dos dados, as evidências coletadas, a necessidade de tomada de ação, entre muitas outras oportunidades que sua organização pode estar precisando nesse exato momento.
Além disso, gera automaticamente alguns documentos que são obrigatórios no processo e exigidos pelos órgãos ambientais. Desta forma, é possível criar metas para prevenção, redução, reciclagem, reutilização e destinação adequada dos resíduos.
Veja mais artigos sobre este assunto: