Você sabia que existem países onde sistemas de recompensa são implementados para pessoas que reciclam?
Em termos ecológicos, o melhor resíduo é aquele que não é gerado. No entanto, quando algum material não pode ser reutilizado ou compostado, ele precisa ser reciclado.
Por isso, para promover a sustentabilidade e a reciclagem, muitos países criaram sistemas inovadores que recompensam os cidadãos que separam corretamente seus resíduos.
Aqui estão alguns deles:
1. AUSTRÁLIA
Em, Sydney, foi implantada a iniciativa Envirobank. Consiste no depósito de recicláveis em máquinas que, em contrapartida, concedem crédito para uso no transporte público. São mais de 500 máquinas distribuídas em todo o estado projetadas para receber embalagens plásticas, latas, vidros, entre outros.
2. BRASIL
No Brasil, existe um sistema de recompensa denominado Ecoelce, que concede créditos na conta de luz aos moradores responsáveis pela reciclagem. Em suma, essa iniciativa considera o preço de cada material no mercado no momento do desconto.
3. ESPANHA
Em algumas comunidades autônomas espanholas, existem máquinas que usam o sistema chamado de venda reversa. Consiste em receber materiais recicláveis e pagar ao cidadão.
Um sistema semelhante é o RECiCLA, um aplicativo por meio do qual o usuário tira fotos dos materiais em frente ao container da cor correspondente. Assim, o dinheiro é acumulado, que pode então ser recebido em uma conta bancária.
4. ARGENTINA
Na Cidade Autônoma de Buenos Aires, diversos projetos foram implementados para reconhecer os recicladores. Uma delas foi a concessão de cupons de desconto na compra de diversos produtos.
Além disso, o programa “Vamos aos Vizinhos”, promovido pela Prefeitura, consistia em um sistema de pontos. Os prêmios variam de uma bicicleta dobrável a um cartão de crédito para transporte público.
5. INDONÉSIA
Em Surabaya, uma das maiores cidades da Indonésia, foi lançado um programa que permite pagar o transporte público com garrafas. Dessa forma, com uma iniciativa semelhante à de outros países, a Indonésia se propõe a enfrentar o problema do plástico nos próximos anos.
6. COLÔMBIA
Por meio do programa Recarga Verde, o Metrô de Medellín lançou uma proposta que consiste na troca de embalagens por passagens. Por meio desse projeto, que acabou sendo um sucesso, busca promover a mobilidade sustentável na cidade: em um ano, quase 2,5 milhões de recicláveis foram trocados por passagens.
7. ALEMANHA
O sistema Pfand, implantado no país há muitos anos, consiste em supermercados pagarem aos cidadãos para reciclar. O sistema é muito parecido com o da Espanha, implementando também a venda reversa.
POST RELACIONADOS: