Ir para o conteúdo
meuResíduo
  • BLOG
  • TESTE GRÁTIS
  • LOGIN
  • pt
  • en
  • es
  • BLOG
  • TESTE GRÁTIS
  • LOGIN
  • pt
  • en
  • es
Login
Falha ao realizar o login, dados incorretos.
Recuperar Senha

Rumo a um estilo de vida com desperdício zero

(texto produzido por Cassandra Rosas)

  • Rumo a um estilo de vida com desperdício zero

Pode parecer que não passa um dia sem mais notícias ruins sobre o meio ambiente. Diante de tantos problemas relatados, é fácil se sentir impotente e desanimado. Mas existe uma abordagem eficaz que todos podem adotar para reduzir seu impacto sobre os recursos do planeta e envolve trabalhar em prol de um estilo de vida sem desperdício.

Qual é o estilo de vida Zero Waste?

A sociedade moderna pode ser um grande desperdício de recursos, seja por meio de alimentos não consumidos, embalagens desnecessárias ou uso excessivo de energia. Adotar uma abordagem de desperdício zero significa olhar para todas as áreas de sua vida diária e considerar se há uma maneira de abordá-la com mais economia. A ideia é que, embora cada etapa seja pequena, os resultados combinados podem ser enormes – e só aumentam à medida que mais pessoas se envolvem.

Primeiros passos essenciais

Mover-se em direção ao desperdício zero é um projeto que nunca para de crescer e se desenvolver, mas começar não precisa ser uma grande interrupção em seu estilo de vida. Aqui estão apenas três mudanças que você pode fazer que terão um impacto imediato em sua pegada de carbono e podem servir de base para construir uma abordagem de longo prazo.

– Usando potes de vidro

Os potes de vidro são uma excelente forma de armazenar produtos secos na cozinha. Eles são mais atraentes do que os sacos Ziplock ou os contêineres Tupperware e podem ser reutilizados continuamente. Também podem ser levados a lojas de avulso e envasados ​​direto, evitando a necessidade de embalagens extras.

Procure em brechós potes de segunda mão para dar um novo lar ou, melhor ainda, reutilize potes de maionese, potes de geléia e outros em vez de enviá-los para aterros sanitários.

– Use sacolas de compras

Sacos de pano reutilizáveis ​​podem ajudá-lo a reduzir os bilhões de sacolas de plástico e papel que são usadas e descartadas a cada ano. Eles não precisam custar muito para comprar e podem durar anos se bem tratados e lavados com cuidado. E para obter pontos de brownie totalmente desperdiçados, você pode fazer suas próprias sacolas com camisas ou lençóis de pano velhos.

– Priorizar itens reutilizáveis

Muitos outros itens diários de uso único podem ser substituídos por equivalentes reutilizáveis ​​para reduzir a poluição do plástico. Compre canudinhos de plástico ou metal resistentes em vez dos descartáveis ​​leves, que duram apenas um ou dois drinques.

Compre uma boa garrafa de água reutilizável e encha-a antes de sair de casa, em vez de depender da água engarrafada em trânsito. Volte a usar lenços laváveis ​​antigos em vez de lenços de papel descartáveis ​​ou use trapos velhos para limpar em vez de panos descartáveis. As possibilidades são infinitas com um pouco de reflexão.

Seguindo em frente: usando os cinco Rs

Embora até mesmo esses pequenos começos possam representar uma grande diferença, há uma maneira prática de abordar um nível mais avançado de estilo de vida sem desperdício. O conceito de Five Rs foi desenvolvido por Bea Johnson, uma luz-guia do movimento minimalista da vida, com base nos Três Rs originais de reduzir, reutilizar e reciclar que foram introduzidos na década de 1970

Adicionando dois Rs extras de lixo e podridão, os novos Cinco Rs somam uma abordagem abrangente para manter sua própria pegada de lixo a um mínimo absoluto, sem a necessidade de viver uma vida espartana ou abnegada.

1) Recusar

Você pode começar a trabalhar em sua pegada de lixo recusando os itens desnecessários que são colocados em sua direção quase todos os dias. De revistas de marketing, folhetos e folhetos a brindes promocionais e outros brindes, não há razão para você aceitar o que quer que seja oferecido apenas porque é grátis. E, em qualquer caso, a grande maioria desses itens gratuitos mal são vistos ou usados ​​antes de serem enviados para o lixo.

Além disso, não aceite itens de uso único ou embalagens desnecessárias se houver uma alternativa disponível. Sempre considere se há uma versão reciclável ou reutilizável de um produto que você pode comprar, para evitar que itens inúteis entrem em sua vida pela fonte.

2) Reduzir

Além de recusar itens desnecessariamente inúteis, é uma excelente estratégia para reduzir a quantidade total de coisas que você compra onde quer que possa. Por exemplo, planeje os cardápios de uma semana com antecedência e compre apenas os ingredientes de que precisa, em vez de comprar coisas por hábito e desperdiçar uma parte deles. Você vai gastar menos na loja e descartar menos no final da semana.

Para itens que não sejam alimentos, decida se alguma compra específica é para algo que você realmente usará. E se for uma compra justificável, vise a qualidade para que os recursos consumidos para produzir o produto tenham um valor duradouro.

3) Reutilizar

Em vez de jogar algo no lixo quando não for mais necessário, considere maneiras de colocá-lo para um novo uso, assim como reaproveitar os potes de vidro para armazenamento. Da mesma forma, se um item estiver quebrado ou danificado, veja se ele pode ser consertado ao invés de descartado.

E se um item estiver em boas condições, mas simplesmente indesejado ou não utilizado, considere doá-lo a uma loja de artigos usados ​​para que não seja desperdiçado no futuro.

4) Reciclar

Hoje em dia, a maioria dos itens de uso diário pode ser comprada em embalagens recicláveis, portanto, escolha-as sempre que possível. Não apenas o ato de reciclar preservará os recursos, mas conforme você vota com sua carteira, os materiais recicláveis ​​se tornarão cada vez mais a opção padrão.

5) Apodrecimento

Por último, quaisquer restos de vegetais da cozinha ou aparas do jardim podem ser transformados em composto se você tiver espaço no quintal. No entanto, não adicione carne ou laticínios ao seu composto, pois eles atrairão pragas e risco de doenças.

Felizmente, a maioria das áreas agora tem um ponto de entrega onde resíduos de alimentos de todos os tipos podem ser deixados, com as coletas sendo processadas em um centro de gerenciamento de resíduos ou planta de produção de biocombustíveis, em vez de serem enviadas para aterros.

Dicas Específicas sobre Lixo Zero para a Vida Doméstica Diária

Se a ideia de desperdício zero é atraente para você, aqui estão alguns passos concretos que você pode seguir para começar sua jornada rumo ao lixo.

1) Na cozinha:

– Coma alimentos não processados ​​sempre que puder para reduzir as embalagens e a pegada de carbono de sua produção.

– Tente reaproveitar sobras, por exemplo, fazendo caldo com ossos e restos de vegetais.

– Reduza o uso de detergente, fazendo um produto de limpeza caseiro orgânico para suas superfícies de trabalho. Combine partes iguais de vinagre branco destilado e água e adicione algumas gotas de óleo da árvore do chá como desinfetante natural.

2) O banheiro:

– Compre seus shampoos e sabonetes a granel, recarregando recipientes menores para uso diário.

– Livre-se das caras escovas de dente descartáveis ​​e substitua-as por opções reutilizáveis ​​que usam muito menos recursos e podem durar por toda a vida. Escolha aqueles que reciclam ou compostam as cabeças e cerdas da escova de dentes.

– Deixe para trás produtos caros de cuidados da pele e use produtos de higiene pessoal e maquiagem DIY. Por exemplo, uma mistura de mel cru e azeite de oliva extra virgem é um ótimo hidratante que usa muito menos recursos.

– Use um creme dental caseiro contendo fermento em pó, algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta e água suficiente para fazer uma pasta dura.

– Use papel higiênico feito de fibras recicladas ou papel higiênico feito de bambu, que é biodegradável, se decompõe facilmente na natureza e ajuda a reduzir o desmatamento, além disso, use panos laváveis ​​em substituição aos lenços umedecidos descartáveis.

3) Lavanderia e limpeza:

– Compre seu sabão em pó a granel. Ou melhor ainda, compre Eco-Strips em vez de detergentes em pó ou líquidos e use vinagre branco destilado como auxiliar de enxágue.

– O vinagre branco também é um ótimo limpador orgânico de superfícies e vidros. Basta misturar uma parte de vinagre com oito partes de água e adicionar um pouco de amido de milho para manter a mistura.

– Para sujeira mais teimosa, misture um quarto de xícara de vinagre, quatro xícaras de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para fazer um produto de limpeza caseiro natural. Para um frescor extra, experimente adicionar um pouco de suco de limão espremido na hora.

4) Quarto e armário:

– Quando chegar a hora, substitua as camas sintéticas por materiais de fibra natural, como algodão orgânico ou linho.

– Combine as roupas de seu armário de novas maneiras, em vez de comprar roupas totalmente novas.

– Doe roupas não usadas para instituições de caridade para prolongar sua vida útil ou use itens usados ​​como panos de limpeza.

5) Refeições e encontros sociais:

– Use pratos, talheres e guardanapos de tecido reais em vez de descartáveis ​​em reuniões sociais.

– Compre bebidas e assim por diante a granel em vez de porções individuais.

– Para reuniões informais, servir salgadinhos reduz a quantidade de pratos lavados depois.

6) Gabinete de Medicamentos:

– Não exagere com suprimentos que ficarão desatualizados. Pela primeira vez, comprar a granel não é uma boa ideia para medicamentos de consumo geral com data de validade.

– Para medicamentos repetidos, pergunte se o seu recipiente atual pode ser recarregado em vez de usar um novo a cada vez. No entanto, tenha em mente que isso não é legal em todos os estados.

– Para doenças menores, como resfriados, considere chás de ervas ou óleos essenciais em vez de preparações comerciais caras. Muitas vezes, eles são tão eficazes, mas com muito menos desperdício e consumo de recursos.

7) Jardim:

– Faça a compostagem das estacas e dos resíduos do jardim para devolver ao solo os nutrientes que contêm.

– Reutilize cortes maiores como cobertura morta para proteger o solo e reter água.

– Cultive suas próprias frutas e vegetais em seu quintal, telhado ou até mesmo em uma varanda.

– Se for realista, colete a água da chuva em barris de água para diminuir a quantidade que você tira do abastecimento local.

8) Escritório

– Não imprima documentos a menos que você realmente precise.

– Use canetas recarregáveis ​​antigas em vez de canetas descartáveis ​​de plástico.

– Recicle ou faça compostagem de documentos picados em vez de jogá-los no lixo.

– Armazene seus dados na nuvem quando possível, em vez de usar discos rígidos e cartões de memória que rapidamente se tornam obsoletos.

Essas dicas apenas arranham a superfície das muitas maneiras pelas quais você pode reduzir sua geração de lixo. Além disso, lembre-se de reduzir o desperdício de plástico ao viajar. A vida moderna significa que eliminar completamente o desperdício é provavelmente impossível, mas cada passo que você pode dar para se livrar do lixo é importante com resultados reais.

Leia a matéria original na íntegra: https://porch.com/advice/moving-toward-zero-waste-lifestyle. Texto produzido por Cassandra Rosas.

newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para receber todas as novidades no seu e-mail.

Cadastrar-se

Siga nossas redes
instagram linkedin facebook facebook youtube

tópicos recentes

  • Geração de resíduos x Tomada de decisões
  • EXPORTANDO A CRISE PLÁSTICA
  • Google e Nações Unidas se unem no combate à desinformação climática
  • Nova funcionalidade para controle de efluente de estações de tratamento dos geradores
  • Reciclagem de baterias automotivas atende 43% da frota brasileira

Nosso posicionamento

posts

  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016

Relacionadas

Energia a partir dos resíduos sólidos urbanos representa só 0,1% da matriz brasileira

10 de fevereiro de 2022

O Brasil produz, por ano, quase 80 milhões de toneladas de lixo em todo o território nacional, mas a energia oriunda de resíduos sólidos urbanos (conhecida, no setor elétrico, como RSU) representa apenas 0,1% de toda a capacidade instalada da sua matriz energética. Só de aterros, são 2.612 espalhados pelo país, liberando gás metano que

MEURESÍDUO POSSIBILITA O CONTROLE DE ESTOQUE INTERNO DE RESÍDUO POR CLIENTE

22 de agosto de 2018

A rastreabilidade é um instrumento que possibilita, ao gestor e ao gerador, traçar claramente a trajetória dos resíduos, desde sua…

Braskem arrecada 1,8 tonelada de resíduos para reciclagem no Estado de São Paulo

1 de fevereiro de 2022

A Braskem realizou, entre os meses de novembro e dezembro, a segunda edição do projeto Plastitroque no Estado de São Paulo. Com a proposta de incentivar a reutilização e a reciclagem por meio da coleta seletiva, formando um ciclo sustentável por meio da economia circular, a iniciativa recolheu 1,8 tonelada de resíduos e impactou mais de

VANTAGENS NO USO DE INDICADORES QUE AUXILIAM NO ALCANCE DAS METAS PARA REDUÇÃO DE RESÍDUOS

10 de julho de 2018

De acordo com o artigo 9 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a redução de resíduos tem a segunda prioridade na gestão e…

Avenida Independência 2293
Bairro Universitário
TECNOUNISC – Bloco 19, 2º Andar – Sala 1920
Santa Cruz Do Sul – RS – Brasil

MEURESIDUO SOLUCOES TECNOLOGICAS LTDA
29.780.984/0001-52

   

Vendas: vendas@meuresiduo.com

+55 51 3711.7272

Suporte: suporte@meuresiduo.com

+55 51 98681.8014

Administrativo: meuresiduo@meuresiduo.com

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para receber todas as novidades no seu e-mail.

Cadastre-se

© Todos os direitos reservados