Ir para o conteúdo
meuResíduo
  • BLOG
  • TESTE GRÁTIS
  • LOGIN
  • pt
  • en
  • es
  • BLOG
  • TESTE GRÁTIS
  • LOGIN
  • pt
  • en
  • es
Login
Falha ao realizar o login, dados incorretos.
Recuperar Senha

Resíduos de saúde descartados erroneamente podem contaminar a água

Uma pesquisa de doutorado, orientada pelo professor e pesquisador Luciano Henrique Pinto, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente da Univille, apontou para um alto impacto ambiental e grave risco à saúde provocados por resíduos de medicamentos e efluentes de análises clínicas na água de Joinville (SC).

Esse tipo de contaminação/poluição está associado ao aumento de casos de endometriose, síndrome do ovário policístico e câncer de mama, pois envolve a presença de hormônios femininos.

Dessa forma, a pesquisa faz parte do projeto integrado de ensino, vinculado aos cursos de Farmácia e Enfermagem, que aborda os riscos à saúde e ao meio ambiente decorrentes de resíduos de saúde descartados, como medicamentos e efluentes de laboratórios de análises clínicas, e também promove capacitação na comunidade

Um dos alvos de investigação está relacionado à endometriose, disfunção hormonal causada em mulheres, provocada também pelo consumo da água contaminada e do uso de recipientes plásticos. Essa doença é ocasionada pela migração do tecido que reveste o útero para outras regiões, provocando dores intensas e até infertilidade.

Segundo o professor Luciano, essa doença atinge cerca de 5% da população feminina, mas esse número está aumentando em virtude dos impactos ambientais. Além disso, pode causar forte dores que, por vezes, são confundidas com cólicas menstruais, o que mascara a doença e pode piorar o quadro de saúde.

Dessa forma, o pesquisador está empenhado em garantir ações na esfera política para conscientizar a população sobre a descoberta. Uma das ações que estão sendo tomadas e que começou a ser aplicada neste ano em escolas municipais é a produção de vídeos pelos alunos sobre o tema. Outra proposta feita ao Conselho Municipal de Saúde (CMS), já em andamento, é a qualificação de professores e a capacitação os conselheiros do CMS para incluir as ações no planejamento em saúde dos seus bairros e municípios.

Além disso, em parceria com o Hospital Municipal São José, vão ser realizados treinamentos dos funcionários sobre riscos e impactos ambientais de descarte inadequado, bem como uma pesquisa referente aos efluentes do hospital quanto a riscos e propostas de adequações frente a possíveis poluentes emergentes.

Sobre a gestão dos resíduos, a plataforma meuResíduo contribui com a rastreabilidade e a transparência na gestão de resíduos, onde nenhuma informação é perdida. O sistema trabalha com armazenamento em nuvem e pode ser acessado de qualquer equipamento com acesso a internet.

As empresas que coletam Resíduos de saúde (RSS) utilizam da mais alta tecnologia para o recolhimento, com smartphone e app que funcionam off-line, sendo possível registrar todas as evidências como fotos e assinaturas.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/univille/univille-e-voce-juntos-contra-a-covid-19/noticia/2020/08/14/estudo-alerta-sobre-riscos-de-agua-contaminada-por-residuos-de-saude-descartados.ghtml

POSTS RELACIONADOS:

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Os acondicionamentos e as cores para a correta separação dos Resíduos de Serviço de Saúde
Você conhece as etapas da gestão dos resíduos de serviços de saúde?
A gestão de resíduos de serviço de saúde em época de Coronavírus

newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para receber todas as novidades no seu e-mail.

Cadastrar-se

Siga nossas redes
instagram linkedin facebook facebook youtube

tópicos recentes

  • Impunidade limita combate ao desmatamento no Brasil
  • MMA e FGV assinam Acordo de Cooperação para 2ª fase do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia
  • 5 motivos para sua transportadora contar com um app na coleta de resíduos
  • Energia solar deve responder por 17% da matriz brasileira até 2031
  • Quanto desperdiçamos? Um guia baseado em dados para resíduos e aterros sanitários

Nosso posicionamento

posts

  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016

Relacionadas

Benefícios da tecnologia na gestão da informação de resíduos

Benefícios da tecnologia na gestão da informação de resíduos

4 de novembro de 2020

Uma boa gestão reflete diretamente na economia, reduz o tempo dos funcionários para realizar cada atividade, minimiza erros, aumenta a produtividade dos colaboradores e maximiza a satisfação dos clientes.

Arquivamento Digital e Localização Física dos Documentos Relativos às Condicionantes Ambientais dos Clientes

9 de abril de 2019

As empresas de consultoria ambiental possuem uma série de documentos importantes para serem gerenciados e guardados. Um exemplo disso são os documentos…

Integração com ClickSign disponível na plataforma meuResíduo

22 de fevereiro de 2022

A ClickSign é uma plataforma de assinatura eletrônica e digital que promove segurança e validade jurídica aos documentos. Nela o seu documento pode ser assinado de qualquer dispositivo com acesso à internet. Nós da meuResíduo já estamos integrados com essa ferramenta. Dessa forma, os contratos gerados dentro da nossa plataforma podem ser assinados com validade

Como a pandemia do coronavírus acelerou o processo de transformação digital no setor de gestão de resíduos?

Como a pandemia do coronavírus acelerou o processo de transformação digital no setor de gestão de resíduos?

6 de julho de 2021

Como a pandemia do coronavírus acelerou o processo de transformação digital no setor de gestão de resíduos?

Avenida Independência 2293
Bairro Universitário
TECNOUNISC – Bloco 19, 2º Andar – Sala 1920
Santa Cruz Do Sul – RS – Brasil

MEURESIDUO SOLUCOES TECNOLOGICAS LTDA
29.780.984/0001-52

   

Vendas: vendas@meuresiduo.com

+55 51 3711.7272

Suporte: suporte@meuresiduo.com

+55 51 98681.8014

Administrativo: meuresiduo@meuresiduo.com

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para receber todas as novidades no seu e-mail.

Cadastre-se

© Todos os direitos reservados