O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por intermédio da Diretoria de Sustentabilidade e Conservação (DISUC), instituiu através da Portaria Nº 21.381 de 03 de setembro de 2020, a implantação do Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGe)

Esse sistema será utilizado para fortalecer o modelo de Gestão das Unidades de Conservação (UC) em todo o território da Bahia. É uma metodologia de avaliação e monitoramento de gestão ambiental, de aplicação rápida e resultados imediatos, concebida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio operacional do WWF-Brasil, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e que conta também com o apoio financeiro da Fundação Gordon e Betty Moore, do Projeto Consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC/LifeWeb e do Projeto Regional Áreas Protegidas no Nível dos Governos Locais – APL.

O SAMGe contribui para subsidiar a tomada de decisão em âmbito local, sistematizar e monitorar a informação territorial em uma base comum e gerar relatórios gerais ou específicos. Além disso, a plataforma permite uma maior aproximação da sociedade com a gestão das áreas protegidas, seja através do livre acesso às informações públicas ou por meio da possibilidade efetiva de participação dos representantes de Conselho Gestor das UCs em seu preenchimento anual.

Ele funciona com aplicação de ciclos anuais nas unidades de conservação das diversas esferas administrativas e baseia-se no preenchimento de um painel de gestão e da espacialização dos dados. Visa avaliar o cumprimento da política pública relacionada à conservação da biodiversidade, por meio das Unidades de Conservação. Possibilita como resultado um diagnóstico tático, suportado por um conjunto de dados consolidados que permitem a construção dos indicadores de efetividade.

Lembramos que para ter um maior controle da sua gestão ambiental, principalmente para a rastreabilidade e transparência dos dados, é extremamente importante contar com o uso da tecnologia e plataforma digitais especializadas como a meuResíduo. Quer conhecer mais as nossas funcionalidades e pedir uma demonstração gratuita? É só acessar este link!

Fonte: http://www.inema.ba.gov.br/

POSTS RELACIONADOS:

Relacionadas