O Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, lançou na segunda-feira (21/09/2020) o Programa Nacional para Áreas Verdes Urbanas Cidades+Verdes, voltado à gestão, ampliação, manutenção e recuperação de áreas verdes nas cidades. Como primeira entrega do programa, foi criado o Cadastro Ambiental Urbano (CAU).

O aplicativo é 100% digital e inclui a ficha completa de cada área verde urbana cadastrada, a possibilidade de avaliação delas pelos usuários e a função alerta, que permite ao cidadão enviar um aviso para a gestão municipal buscar melhorias e soluções para eventuais problemas encontrados em áreas verdes das cidades.

No módulo gestor, esses alertas chegam em tempo real, permitindo aos gestores municipais agir de maneira mais ágil e efetiva para a manutenção das áreas verdes do município. Além disso, o módulo vem com uma ferramenta para delimitar os espaços verdes do município, categorizá-lo e ainda listar as estruturas e serviços de cada área, como ciclovias, quadras esportivas, banheiros, estacionamento, iluminação e mais.

O programa Cidades+Verdes é o terceiro eixo instituído pela Agenda Ambiental Urbana, que ainda contempla o programa Lixão Zero, o plano de Combate ao Lixo no Mar e as áreas de saneamento, qualidade do ar e áreas contaminadas. O programa traz uma visão geral da situação brasileira e aponta os benefícios ambientais e econômicos que as áreas verdes urbanas podem trazer para todos os brasileiros, da prevenção das enchentes à regulação dos microclimas, passando pela valorização da biodiversidade e das paisagens urbanas.

A expectativa é que o projeto do Governo Federal, que poderá contar com o apoio de entidades do setor privado, crie e integre áreas verdes urbanas em cidades de grande e médio porte. A portaria assinada por Salles destaca que as prefeituras terão que fornecer informações atualizadas ao Cadastro Ambiental Urbano (CAU) para que possam receber recursos da União.

Essa digitalização de dados vem de encontro com a transparência e rastreabilidade das informações necessárias para a Gestão. A plataforma meuResíduo trabalha no mesmo sentido, como uma ferramenta de gestão ambiental, em que você consegue controlar suas licenças e condicionantes, rastrear o resíduo gerado e gerar indicadores para facilitar o gerenciamento, entre muitas outras funcionalidades.

Fonte: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2020/setembro/governo-federal-lanca-programa-nacional-para-areas-verdes-urbanas-cidades-verdes

POSTS RELACIONADOS:

Relacionadas