Neste país, a coleta seletiva de vidro, papel e plástico começou em 1975. Em 1989, ampliou o plano de coleta seletiva para outros resíduos e esse mesmo sistema está sendo usado até os dias atuais. Estamos falando da cidade de Viena, na Áustria.

Como funciona a coleta seletiva para a população?

Em Viena, a coleta seletiva é organizada tanto de porta em porta como também há a coleta na rua. Os condomínios possuem lixeiras comuns para a destinação de reciclável e rejeito, que são esvaziados uma vez por semana por funcionários públicos do município. 

Em locais espalhados pela cidade, existem “Ecopontos” que são pontos de coleta com containers para a coleta de 7 tipos de materiais recicláveis. São eles:

– Rejetio (Restmüll – Laranja);

– Papel (Altpapier – Vermelho);

– Orgânico (Biotonne – Marrom);

– Latas (Metalldosen – Azul);

– Garrafas de plástico (Plastikflasche – Amarelo);

– Vidro transparente (Weissglas – Cinza);

– Vidro colorido (Buntglas – Verde).

Além disso, através de um mapa interativo da cidade de Viena, que está disponível online em um sistema de informação tecnológico, você pode encontrar o ponto de coleta mais próximo de sua casa em tempo real.

Tecnologias aliadas a Gestão de Resíduos

Por falar em tecnologia… Em Viena, os negócios do setor de resíduos sólidos precisaram ser entendidos de uma forma estratégica. Ou seja, como as pessoas que trabalham nessa área vão entender a legislação e aplicar na prática os processos necessários? 

Esse questionamento gerou uma demanda, que foi suprida com implantação de um curso de ensino superior. O curso GGIRS foi desenvolvido para que os envolvidos tenham uma visão geral sobre legislação, tecnologias, mercado e viabilidade econômica. É voltado àqueles que não tem muito tempo a perder, pois sabem que a geração de resíduos não para.

Reciclar produtos poluentes e especiais

Toda uma gama de produtos poluentes e especiais, que não podem ser recolhidos através das lixeiras indicadas acima, são tratadas de forma especial. A entrega deve ser feita em estruturas especiais para serem adequadamente reciclados. 

São as estações de coleta de lixo móvel (Mobile Problemstoffsammlung) e os centros de recolha de resíduos da cidade de Viena (Mistplatz), onde os seguintes produtos podem ser entregados sem custo adicional:

– Óleo de cozinha (Altspeiseöle und -fette);

– Baterias usadas (Batterie-Sammelbox);

– Dispositivos eletrônicos em desuso (Elektro-Altgeräte);

– Lâmpadas economizadoras de energia (Energiesparlampen);

– Descarte de madeira (Holzabfälle);

– Resíduos poluentes (Problemstoffe);

– Reciclagem Tetra-Pak com Ökobox.

Uma iniciativa muito interessante refere-se aos produtos feitos a partir de Tetra-Pak (embalagens para sucos e outras bebidas), que exigem técnicas especiais para serem reciclados. A “Ökobox” distribui de graça os acondicionamentos (Öko-Bag) para fazer o recolhimento das embalagens usadas de Tetra Pak. Estes acondicionamentos são coletados diretamente na porta da frente da casa dos cidadãos toda semana e, além disso, são deixados acondicionamentos novos. 

Outro benefício para sociedade é sobre as dúvidas. Para qualquer pergunta sobre onde ou como reciclar um determinado produto, pode-se entrar em contato telefônico (disponível 24 horas por dia) com o escritório, através do órgão de informações competente chamado “Misttelefon”.

Mas quanto resíduo vai para aterros sanitários?

Na Áustria, devido a coleta seletiva, reciclagem, tratamento de resíduos sólidos orgânicos e incineradores, menos de 3% dos resíduos vai para aterro. Existe um sistema de controle de poluição do ar muito rígido e tecnologias muito avançadas que permitem que os gases que saem dos incineradores tenham nível de poluição abaixo dos índices exigidos pela lei austríaca.

Fonte: Carlo Galeffi

POSTS RELACIONADOS:

Relacionadas