O Ranking 100 Open Startups destaca, anualmente, as startups mais atraentes para o mercado corporativo. O Ranking mede, de forma objetiva, o volume e a intensidade das relações de open innovation, comerciais, de investimento estabelecidas entre startups e corporações, permitindo espelhar os pontos dados às empresas e às startups.
O Ranking 100 Open Startups começou em 2016, naquele momento ele pontuava as 100 maiores startups do país, mas não realizava separações por categorias, apenas determinava qual categoria sua startup pertencia. Nesses dois primeiros anos, existiam menos de 15 categorias. Em 2018 o Ranking incorporou a premiação por categorias, além da premiação das 100 maiores. Dessa forma algumas startups que possuem mercados e escala diferentes, começaram a ter a oportunidade de demonstrarem o seu relacionamento. Já em 2020 ocorreu uma das últimas modificações, onde foram descritas algumas categorias dentro da área de atuação da startup, utilizando uma linguagem mais voltada a inovação e tecnologia o qual as startups estão imersas.
O principal foco da 100 Open Startups é fomentar o desenvolvimento da inovação por meio da participação entre startups e corporações, mediante contratos. São consideradas elegíveis para o Ranking as startups validadas por especialistas do ecossistema, executivos de empresas e investidores, de acordo com a metodologia da 100 Open Startups.
Para compor a pontuação, são consideradas a quantidade e a intensidade dos relacionamentos declarados, categorizados em 16 tipos, divididos em quatro grandes grupos, com pontuação equivalente a 1 a 20 pontos, conforme detalhado na tabela a seguir:
Além disso para a validação do relacionamento que startup possui, ela precisa cadastrar na plataforma, e sinalizar para a Corporação confirmar a existência desse contrato ou relacionamento. Após essa confirmação, uma breve auditoria pela 100 Open Startups é realizada. Por exemplo, para contratos comerciais com as Corporações, além dos critérios anteriores, é necessário que a Corp tenha mais de 100 funcionários ou ter faturamento superior a US$ 20 milhões (vinte milhões de dólares), dessa forma todos percebem o compliance desse ranking.
Após isso, ao receber o registro dos relacionamentos entre empresas e startups (“contratos”), o sistema da 100 Open Startups atribui uma pontuação para esses relacionamentos, dependendo de sua profundidade e impacto. Dessa maneira, pode se avaliar os relacionamentos tanto em termos de volume (o número de contratos) como por intensidade (a pontuação).
A 100 Open Startups promove o matchmaking entre executivos e startups, gerando oportunidades de negócio entre corporações e as novas soluções disponíveis no ecossistema de inovação.
A meuResíduo ingressou no Ranking em 2021, nesse primeiro ano não se posicionamos entre as 100 maiores startups do país, mas ficamos em 6º na categoria CleanTechs. No Ranking de 2022, ficamos entre as 100 maiores do país se posicionando em 84º no geral, e como 4º entre as CleanTechs.
Neste ano, a meuResíduo é a startup que mais se destacou no ranking, somos TOP 1 na categoria Cleantech! Além disso, somos 32ª em destaque em inovação no mercado dentre as 4.177 startups inscritas.
Ainda tivemos destaque no ranking da Colômbia como TOP 1 na categoria CityTech e 44º em inovação no mercado entre as startups cadastradas.