No que diz respeito à logística de coleta de resíduos, os apps podem ser grandes aliados, já que ajudam a acompanhar o trabalho de equipes externas, permitindo que as coletas sejam lançadas em tempo real no cliente com captura de fotos e assinatura digital. Dessa forma há a eliminação de papel na coleta, dados mais precisos e redução de erros e retrabalhos.

Dentro desse contexto, criar rotas através de uma plataforma que seja eficiente, intuitiva e entregue mais produtividade para as empresas que coletam e transportam resíduos é algo que se torna fundamental.

Não contar com o apoio da tecnologia torna o trabalho não só mais difícil, como também confuso, gerando problemas operacionais e mais custos, atrasos, dificuldades técnicas e, consequentemente, prejuízo.

Por meio dessas ferramentas, os gestores conseguem obter as informações com maior precisão. Podem planejar as rotas, analisar se o que foi planejado está sendo cumprido e, caso contrário, entender os motivos da mudança de planos e também saber:

·         o momento de realizar as coletas em cada cliente;

·         distância e tempo previsto para execução das rotas;

·         a quantidade de coletas que serão realizadas;

·         status em tempo real sobre o andamento das rotas.  

Tudo começa com um simples roteiro enviado para os smartphones dos coletores diariamente. A partir daí, cabe aos times fazerem o trajeto pelo próprio aplicativo e encarregar-se pelo registro das coletas, com captura de evidências fotográficas e assinatura digital do cliente.

Com isso a empresa elimina retrabalhos e o uso de papel nas coletas e através da roteirização pelo app as equipes de coleta gastam menos tempo com deslocamento, pois podem evitar trafegar em vias congestionadas por exemplo, aumentando a produtividade das coletas e reduzindo custos para a empresa.

O investimento em tecnologia promove a automatização das atividades, garantindo maior agilidade, aumento da produtividade, melhoria na comunicação, facilidade no acesso e compartilhamento de informações, maior segurança e confiabilidade dos dados, redução de custos, entre várias outras vantagens.

Relacionadas