O gerenciamento de resíduos consiste num conjunto de técnicas que visam à redução da geração e o melhor acompanhamento durante todo o ciclo de vida dos resíduos. Além de ser uma exigência legal, ele pode ser uma oportunidade de melhoria contínua nos processos de uma empresa. É previsto em legislação que a gestão dos resíduos deve priorizar a não geração e garantir o reaproveitamento e reciclagem dos mesmos.

Por sua vez, o controle da documentação relativa à gestão é de fundamental importância devido à uma série de obrigações legais previstas nas leis ambientais. Uma forma de realizar o controle dos documentos e dados relacionados à gestão dos resíduos é contar com uma ferramenta eficiente que auxilia nessas questões.

Essa ferramenta deve garantir a rastreabilidade dos resíduos, permitir a emissão de documentos importantes como o MTR, a ficha e o envelope de emergência, possibilitar o controle dos certificados de destinação final (CDFs), auxiliar no controle da validade de licenças e condicionantes, além de prover os relatórios necessários para os órgãos ambientais.

Ao contar com uma solução especializada para a gestão de resíduos, sua empresa obtém maior confiabilidade nos dados, otimiza processos e garante o controle das informações e documentos de forma mais eficiente, gerando economia de tempo, eliminação de erros com digitação manual e perdas de dados, além de reduzir os riscos de multas e penalidades.

Relacionadas