Uma pesquisa de 2017 divulgada pela Opinion Box revelou que os consumidores estão cada vez mais preocupados com as práticas sustentáveis de uma empresa. 54% deles disseram que dão preferência a marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente.

Dessa forma, a responsabilidade ambiental tem se tornado cada vez mais presente nas estratégias das corporações, que além de garantir maior satisfação por parte dos consumidores, garante a prevenção de penalizações que vão desde multas até suspensão das atividades.

Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que regulamenta a gestão de resíduos no país, apenas quando todas as possibilidades de reaproveitamento forem esgotadas é que os resíduos devem ser destinados em aterros.

Assim, ações práticas de sustentabilidade começaram a ser aplicadas em maior escala dentro das indústrias geradoras de resíduos, de forma a tornar suas atividades menos impactantes ao meio ambiente e de acordo com as normas vigentes.

A meta de reciclagem é um exemplo de ação sustentável que pode ser incorporada às indústrias em geral e é capaz de gerar benefícios como:

  • Redução de custos com obtenção de matéria-prima;
  • Geração de receita com a comercialização de resíduos;
  • Ganho de credibilidade com a sociedade;
  • Cumprimento da legislação ambiental;
  • Aumento da produtividade.

Para a implantação de uma meta de reciclagem, primeiramente deve-se levar em conta se a meta estipulada pode ser atingida em um determinado período de tempo. Estipular uma meta que possa ser atingida é importante para não haver desmotivação por parte da equipe envolvida.

Além disso, contar com ferramentas que ajudem a gerenciar o que está sendo gerado e como o resíduo está sendo tratado na empresa faz toda a diferença para o sucesso das metas. O meuResíduo é um software que controla a geração de resíduos em cada fonte geradora e fornece relatórios que permitem acompanhar indicadores importantes, tanto para a empresa quanto para os órgãos ambientais.

Relacionadas