Obter uma certificação ambiental, como a ISO 14001:2015 consiste em desenvolver práticas que proporcionam a proteção do meio ambiente. Isto é, realizar ações que melhorem a reputação da sua empresa, colocando-a em um lugar competitivo no mercado. Além de visar a redução de desperdícios, otimização de recursos naturais e consequentemente gerar baixo custo para o negócio.

A certificação ambiental consiste num investimento que é muito bem visto pelos clientes e acionistas, que valorizam cada vez mais as empresas que se preocupam com as causas ambientais e que enxergam as oportunidades e ameaças que o meio ambiente apresenta.

Sua implementação deve ser buscada por empresas que queiram estar seguras das políticas ambientais praticadas, demonstrar comprometimento com práticas sustentáveis ou estabelecer um sistema de gestão ambiental.

Entre as vantagens de possuir a certificação destacam-se:

·fortalecimento do conceito de sustentabilidade;

·melhoria da imagem da empresa;

·possibilidade de realizar exportações: o mercado internacional cada vez mais passa a exigir certificações como a ISO 14001 para que as organizações possam participar de concorrências ou exportar;

·evita multas e passivos ambientais que são capazes de inviabilizar o negócio;

·acesso a financiamentos a juros mais baixos: um exemplo de projeto que poderia utilizar esse tipo de financiamento seria para implantação do aquecimento solar na empresa.

A obtenção da certificação ambiental muda a organização como um todo. Do ponto de vista financeiro é benéfico, pois significa uma economia a médio e longo prazo. O foco em ações que contribuem para um planeta melhor resulta em uma preocupação com o desperdício de recursos e exige uma busca constante por fontes alternativas de energia.

Além disso, é um passo importante para as empresas que buscam o desenvolvimento sustentável, convergindo seus interesses técnicos, econômicos e comerciais à redução dos impactos ambientais causados por suas atividades. Alcançando, assim, seu principal objetivo que é promover o equilíbrio entre a proteção ambiental e as necessidades socioeconômicas.

Relacionadas