Na atualidade, tornou-se nítido visualizar os desastres resultantes da devastação que o homem causou no meio ambiente. Existem inúmeras mobilizações para auxiliar e contornar esta situação alarmante para que as futuras gerações vivam e desenvolvem-se em um ambiente preservado e adequado. Diante de diversos assuntos pautados e ações propostas com intuito de prosperar para um âmbito mais sustentável, ecológico e resguardado, novos conceitos emergem. Para muitos de nós, alguns significados não ficam claros. É válido ressaltar que, por exemplo, resíduo não é lixo! Você sabe diferenciar lixo, resíduo e rejeito? A meuResíduo te mostra o caminho:

Lixo: É tudo o que não possui mais nenhuma utilidade, que não pode ser reciclável. Lembrando que o lixo pode se apresentar no estado sólido e líquido, desde que não seja passível de tratamento. Exemplos: lâmpadas, CD’s e tocos de cigarro.

Resíduo: Tudo aquilo que pode ser reutilizado e reciclado, porém esse tipo de material precisa ser cuidadosamente separado, tendo a sua destinação liberada para outros fins. Os resíduos podem ser encontrados nas formas sólida (resíduos sólidos), líquida (efluentes) e gasosa (gases e vapores). Exemplos: plástico, latas de alumínio e papel.

Rejeito: É um tipo específico de resíduo, ele se diferencia a partir do momento em que todas as possibilidades de reciclagem ou reaproveitamento do material já foram descartadas e não houver mais nenhuma solução final para o item. Sendo assim, as únicas destinações possíveis são encaminhá-lo para um aterro sanitário licenciado ambientalmente ou para a incineração, que devem ser feitas de modo que não prejudique o meio ambiente. Exemplos: papel higiênico usado, absorventes femininos, e fraldas descartáveis.

No cotidiano da equipe meuResíduo, inúmeras terminologias voltadas para área tecnológica, ambiental e burocrática já estão familiarizadas no ambiente. Por isso, buscamos transmitir alguns termos de extrema importância para você, que nos acompanha nesta jornada, que busca uma melhor destinação dos resíduos para preservar e cooperar com nosso planeta. Algumas palavras-chaves que usamos e que estão presentes no nosso vocabulário são:

Gestão de resíduos: Consiste na adoção de uma série de ações que envolvem as fases de coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente apropriadas. Tornam-se um conjunto de metodologias que, quando somadas, reduzem a geração e até garantem a eliminação de resíduos, sendo acompanhadas durante todo o seu ciclo produtivo.

Política nacional de resíduos sólidos: Instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, tem como objetivo principal o gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil. A gestão de resíduos precisa assegurar o reaproveitamento, a reciclagem e a redução dos rejeitos. Cada gerador se responsabiliza pelos resíduos produzidos, os quais devem ser segregados na fonte. A responsabilidade fica a cargo do poder público, da população e das empresas. Com isso a plataforma meuResíduo auxilia as empresas através de uma solução inteligente de gerenciamento de resíduos. Disponível em: https://www.mma.gov.br/política-de-resíduos-sólidos

Órgãos ambientais: A meuResíduo contribui com a administração pública uma vez que a transparência dos fluxos envolvidos permite reduzir as irregularidades, operando como um processo de autofiscalização em complementação à atuação do poder público na implementação de políticas na defesa do meio ambiente. Responsáveis pela execução de programas, de projetos e pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental.

Software: Em uma breve descrição, é uma base de códigos escritos a serem executados, seguidos ou interpretados por um computador. Esta série de códigos comanda a ordem enviada. Pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador. A meuResíduo, além de ser um software de gestão, também possui um aplicativo para o gerenciamento de resíduos.

A ISO 14001: A Organização Internacional de Normalização (ISO), é responsável por congregar grêmios de padronização em mais de 160 países. A ISO 14001 é aplicável a qualquer tipo de organização que tem por objetivo obter um desempenho ambiental correto, buscando a sua certificação por uma organização externa competente.

Geradores:  A meuResíduo integra sistemas operacionais existentes, emite relatórios legais e administrativos, permite o gerenciamento e cumprimento de metas internas de redução da geração de resíduos e de custos por setores da empresa. Controla estoques/armazenamentos e garante o rastreamento da destinação dos resíduos gerados.

Transportadores: A meuResíduo possibilita eficiência na gestão da rastreabilidade e visibilidade no trabalho feito pelo gestor da empresa, eliminando assim os controles manuais. A plataforma meuResíduo implanta a garantia da qualidade e a agilidade da informação da coleta, aumenta a eficiência do trabalho dos motoristas/auxiliares, otimiza rotas reduzindo custos e a manutenção veículos e, além disso, possibilita a transparência entre a empresa e seus clientes. Prático e eficiente para a logística e coleta de resíduos.

Gerenciadores: As funcionalidades da meuResíduo possibilitam ao gerenciador de resíduos o fornecimento de informação em tempo real aos clientes. 

Receptores: A meuResíduo integra todos os sistemas de controle e gestão, reduzindo custos operacionais decorrentes do retrabalho administrativo desde a venda do serviço até a emissão do certificado de destinação ao cliente. Agilização de rotinas e emissão de documentos, eficiência, controle de condicionantes das licenças e demais obrigações legais.

Consultorias Ambientais: A meuResíduo possibilita o controle de condicionantes ambientais, prazos, obrigações legais e contratuais de forma compartilhada entre consultorias e clientes usuários do sistema.

Incontáveis ações e movimentos voltados à conservação do nosso planeta estão sendo criados e recebem a cada dia mais indivíduos adeptos à causa, ganhando maior visibilidade e repercussão nos meios de disseminação. A meuResíduo caminha paralelamente com essas causas nobres que também têm como meta primordial o cuidado com o meio ambiente para as futuras gerações. Pautamos 5 conceitos que definem de forma clara os nossos objetivos organizacionais e que simultaneamente são os mesmos que constroem os pilares fundamentais para sustentação desta causa:

3R’s: Um caminho para a solução dos problemas relacionados com o lixo é apontado pelo Princípio dos 3R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Três quesitos simples de serem adotadas que expressam um resultado considerável a favor do meio ambiente. O Instituto Akatu (https://www.akatu.org.br/) sugeriu a inclusão de um novo “R”, que deveria ser posto em prática antes mesmo dos 3R’s: Repensar. Repensar sobre nossos próprios atos de consumo espelhados nos impactos que eles provocam sobre nós mesmos, a economia, as relações sociais e o meio ambiente.

Sustentabilidade: Este conceito gira em torno da capacidade de sustentação ou conservação de um sistema ou processo, abordando a maneira como se deve agir em relação à natureza. Na prática, esse termo remete a suprir as necessidades do presente sem afetar com a possibilidade das futuras gerações de suprirem as próprias necessidades, realizando a extração de algum recurso natural de forma consciente, não afetando o ciclo natural ou tornando escassa a evolução e a reprodução de determinada espécie.

Inovação: Significa criar algo novo, podendo ser um objeto, um método ou até mesmo uma ideia. Criamos a meuResíduo para reinventar a maneira de gerir os resíduos de forma mais limpa, eficaz e otimizada.

Preservação: Remete a proteger algo, cultivar de forma consciente. Neste caso, criando a ligação com o meio ambiente. Preservar a natureza sem considerar a questão econômica ou de uso. A ideia central da preservação é proteger nosso planeta das ações provocadas pelos homens, pois foi com esse intuito fundamos nossa empresa. Além da teoria,. implementamos a prática para quem deseja obter nossos serviços em prol da salvação da natureza.

Tecnologia: É o conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos usados na produção de bens ou serviços, ou na realização de objetivos e causas que precisam de uma resolução. A meuResíduo desenvolveu um software/aplicativo que impacta positivamente em diversos quesitos no mundo corporativo e ambiental, por exemplo, no amparo de processos logísticos, gerenciamento de resíduos, burocracia e, principalmente, atua com os colaboradores na causa de preservar o planeta.

Lembre-se: todos nós devemos contribuir com a grande causa de proteger e manter a salvo nosso meio ambiente para as futuras gerações, a meuResíduo já faz parte desse movimento de mudar o mundo. Saiba mais sobre a nossa plataforma digital (www.meuresiduo.com) e solicite um teste totalmente gratuito! (http://meu-residuo.rds.land/solicite-uma-demonstracao)

Relacionadas