Todos sofrem com os impactos causados pela poluição ao meio ambiente. Diante disso, tem-se estimulado por parte das autoridades e da iniciativa privada, a busca de soluções para os agentes poluidores. É crescente o número de indústrias que estão desenvolvendo condutas preocupadas no descarte correto baseada em ações de acordo com os princípios de sustentabilidade.
Logística Reversa
Dentre as diversas ações desenvolvidas, destaca-se a Logística Reversa. A logística reversa é um instrumento criado a parti da responsabilidade compartilhada que tem a função de gerenciar e operacionalizar o retorno de bens materiais após sua venda e consumo.
O processo da logística reversa responsabiliza as empresas e estabelece uma integração de municípios na gestão desse lixo. É uma forma de se preocupar com o descarte ecologicamente correto e o controle dos resíduos descartados.
A gestão inadequada do lixo gera inúmeros danos ambientais que comprometem seriamente a qualidade de vida das pessoas, animais e do planeta. A logística reversa tem o papel de implementar e conduzir o fluxo de matérias-primas que são gerados pela cadeia de distribuição.
Empresas que adotam a logística reversa em sua cadeia produtiva acabam agregando maior valor à sua imagem perante a sociedade, justamente por conta de sua preocupação em oferecer maior benefício ao meio ambiente. Além disso, elas abrem novas oportunidades de negócio, geram mais postos de trabalho e beneficiam todo o meio em que estão inseridas.
Os benefícios ocasionados pela logística reversa aliados a melhoria nos processos se tratam:
? a redução de custos e de rejeitos ocasionados pelo manuseio inadequado, pois os processos precisam ser corretamente mapeados e os procedimentos formalizados
? o aumento da confiabilidade dos processos, o que facilitando os gestores a acessarem importantes informações para a tomada de decisão
? a maior contribuição para a operação logística dentro das organizações, seja pelo seu potencial econômico, como pela sua importância para a preservação do meio ambiente
? uma imagem institucional ligada a sustentabilidade ambiental e preocupação com o meio ambiente
? a melhora na relação das empresas com a fiscalização
? a geração de produtos mais eficientes e que usam tecnologias limpas
Como controlar a logística reversa com a ajuda de um software de monitoramento e gerenciamento de resíduos
As empresas que possuem um bom sistema de monitoramento e gerenciamento do ciclo de vida do resíduo acabam conseguindo uma grande vantagem competitiva sobre as que não possuem, além de diminuir os custos e melhorar o serviço de gestão. Isso porque, ao implantar um sistema como o MeuResíduo há a possibilidade de obter informações em tempo real, com evidências fotográficas, além de avisos sobre a rastreabilidade do resíduo. Desta forma, cria-se uma maneira de apoiar o monitoramento da logística reversa, conforme a legislação cobra.
É preciso ter mais responsabilidade quanto ao ciclo de vida dos produtos, adotando uma postura consciente sobre os resíduos que devem ser reutilizados. Com a implantação da logística reversa e de um sistema de monitoramento, a indústria profissionaliza os processos de descarte.
Você pode entrar em contato e conhecer outras funcionalidades do meuresíduo.
Fale com um de nossos consultores.