Por mais que o Excel tenha evoluído ao longo dos anos, ele ainda mantém a premissa básica de ser uma planilha onde é aceito qualquer tipo de informação disposta em linhas e colunas. A gestão de resíduos é muito mais complexa que isso e envolve um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada que devem ser monitorados de forma contínua.
Para se obter os melhores benefícios da tecnologia, as empresas devem investir na melhoria de seus processos internos com o auxílio de softwares específicos para suas necessidades e fugir das planilhas genéricas que apenas resolvem o problema por determinado tempo, mas a longo prazo não supre as necessidades de uma empresa que quer fazer bom uso da informação gerada.
Um exemplo de software voltado para a gestão de resíduos é o meuResíduo. O sistema faz a gestão online dos dados sobre a geração, transporte e destinação de resíduos. A ferramenta possibilita às empresas terem total controle sobre todos os dados relacionados a seus resíduos. Relatórios para órgãos ambientais e inventários, que sem uso do sistema levariam dias para serem feitos, no meuResíduo são gerados em questão de segundos.
Dentre os benefícios de investir em tecnologia na gestão de resíduos, destacam-se:
- auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos;
- facilita a gestão de informações e a centralização dos dados, evitando retrabalhos e falhas no processo;
- reduz a possibilidade de passivos ambientais e multas para a empresa;
- gestão e controle completo de licenças, CADRI e outros documentos;
- otimiza a elaboração de relatórios e inventários;
- geração de documentos legais como MTR e a Ficha de Emergência;
- auxilia no cumprimento de prazos, com lembretes e alertas de vencimento;
- estabelecimento de metas de redução de resíduos;
- geração de indicadores e gráficos para auxiliar a tomada de decisões e a melhoria contínua.
Com o auxílio da tecnologia na gestão de resíduos é possível detectar de forma rápida os processos que geram maiores quantidades de resíduos, dessa forma possibilita ações de melhoria mais assertivas, reduzindo a quantidade de resíduos gerados e, consequentemente os custos com transporte e destinação final.