A sigla ESG quer dizer Environmental, Social and Governance (Meio ambiente, Social e Governança, em tradução livre). É um conjunto de boas práticas que tem o objetivo de determinar se as operações de uma organização são socialmente sustentáveis, conscientes e corretamente gerenciadas.
Muito em alta nos dias de hoje, o termo ESG surgiu em 2004, em uma publicação do Banco Mundial com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), chamada Who Cares Wins (Ganha quem se importa).
Na época, o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, fez uma provocação a 50 CEOs de grandes organizações financeiras, sobre como seria possível integrar questões ambientais, sociais e de governança no mercado de capitais.
Essa publicação definiu as bases de investimentos sustentáveis, que após mais de 15 anos, surgem como prioridade nas organizações. Segundo relatório da PwC, 57% (US$ 8,9 trilhões) dos ativos europeus estarão em fundos que consideram os critérios ESG, até 2025.
O que significa ESG?
O “E” (Environment) é o pilar do meio ambiente. É responsável por analisar como as organizações cuidam de seus próprios impactos ambientais e quais ações estão sendo tomadas para diminuí-los. Por exemplo: diminuição de emissão de carbono, gestão de resíduos, combate ao aquecimento global e investimento em invocações tecnológicas.
O “S” (Social) é o pilar das questões sociais. É responsável por analisar como as empresas estão agindo em questões de responsabilidade social com a comunidade, promovendo a inclusão e a diversidade.
O “G” (Governance) é o pilar da governança. É responsável pelo tratamento das melhores práticas para gestão de uma empresa. A governança, quando bem aplicada, garante que os princípios da gestão sejam seguidos, com foco no desenvolvimento econômico e ético da empresa.
Como adequar a empresa ao ESG
No Brasil, a relação dos ODS com os negócios está presente nas grandes empresas. Segundo levantamento realizado com as companhias que fazem parte do ISE, Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, 83% delas possuem processos de integração dos ODS às estratégias, metas e resultados.
Para os negócios que desejam adotar esse método, mas ainda não sabem como fazer, veja abaixo algumas estratégias conforme o significado do que é ESG.
Ambiental
- use materiais reciclados no cotidiano do negócio;
- promova a gestão correta dos resíduos;
- invista em energias limpas e renováveis, como solar e eólica;
- realize ações de conscientização na sua equipe;
- digitalize o máximo de processos, utilizando a tecnologia;
- abrace a sustentabilidade, de fato.
Social
- tenha um diálogo aberto entre líderes e colaboradores;
- utilize a equidade de gênero nos cargos de gerência;
- promova projetos sociais com a comunidade local;
- disponibilize um local mais agradável para que mulheres conciliem profissão e maternidade;
- realize a igualdade salarial entre homens e mulheres que tenham as mesmas especificidades;
- patrocine eventos culturais e sociais;
- dê ênfase na segurança do trabalho, de modo a evitar acidentes e doenças ocupacionais;
- respeite os direitos humanos sempre.
Governança
- adote um regime de auditoria transparente;
- conte com uma hierarquia determinada, com cargos e funções descritos;
- trabalhe com fornecedores confiáveis, éticos e que também trabalhem em valores relacionados ao ESG;
- estipule um conselho de gestão diversificado e independente, favorecendo membros que não façam parte do quadro de trabalhadores da organização;
- incentive uma política anticorrupção;
- respeite os acionistas minoritários;
- seja claro em suas estratégias, tornando públicos os dados mais importantes.
POSTS RELACIONADOS: