Para suprir a demanda de ações interligadas que promovam a preservação ambiental e a gestão de resíduos, existe o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), que é o sistema de controle da movimentação de resíduos e de rejeitos.
Para o transporte deles, a lei determina que toda vez que os resíduos forem levados para o destino, a carga tem que ser acompanhada por um Manifesto de Transporte de Resíduos. O documento é emitido e preenchido pela própria empresa que, uma vez por ano, entrega o relatório para a FEPAM, no caso do Rio Grande do Sul.
A responsabilidade pelo transporte de resíduos é da empresa e na maioria dos Estados o sistema MTR é obrigatório. A rastreabilidade permite, ao gestor e ao gerador, o acompanhamento e controle do gerenciamento dos resíduos, garantindo que os ciclos do gerenciamento de cada resíduo sejam finalizados dentro dos prazos legais e metas planejadas.
É fundamental que as equipes encarregadas do planejamento e da operação dos serviços nas empresas estejam capacitadas e apliquem os recursos de gestão disponíveis, utilizando tecnologias e métodos adequados e respeitando as peculiaridades econômicas, ambientais e sociais.
A meuResíduo oferece essa funcionalidade para os órgãos ambientais fiscalizadores, além de notificações do status da coleta, enviadas via mensagem ou email para os clientes. Nossa plataforma também viabiliza o rastreamento dos resíduos por códigos de barra ou QR Code, a emissão do MTR e o controle de certificados emitidos pelo destinatário final. Além disso é possível prover os relatórios necessários para os órgãos regulatórios.
POSTS RELACIONADOS: