19 dicas de como adotar um consumo mais consciente

Segundo pesquisadores, os seres humanos já consumiram 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra.

Dessa forma, se os padrões de consumo e produção se mantiverem nesse ritmo, dentro de menos de 50 anos será necessário outro planeta novo, igual ao nosso, para dar conta do nosso consumo e para atender nossas necessidades de água potável, energia e alimentos.

De fato, não é preciso dizer que o que está para vir no futuro certamente ameaçará a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. Como podemos de devemos contribuir? A melhor maneira de mudar isso é a partir das nossas escolhas de consumo.

Por isso, o dia 15 de outubro foi instituído como o Dia do Consumo Consciente com o objetivo de despertar ainda mais a consciência dos cidadãos brasileiros para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivo.

Primeiramente, temos que entender que todo consumo causa impacto (positivo ou negativo, apesar de que “positivo” na relação ambiental seja raro) que repercutem na economia, nas relações sociais, na natureza e até em você mesmo.

Então, ao criarmos a consciência da existência desses impactos, podemos contribuir na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e de como descartar o que não serve mais. Assim, podemos maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com o poder de escolha para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

Por isso, o consumo consciente é uma questão de hábito: pequenas mudanças em nosso dia-a-dia têm grande impacto no futuro. É uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. 

O consumidor consciente é aquele que, além de escolher os produtos que compra, reflete também sobre o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. Ele sabe que é um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo, que os seus atos de consumo possuem impacto e que, mesmo um único indivíduo, ao longo de sua vida produzirá um impacto significativo positivo na sociedade e no meio ambiente se pensar conscientemente no seu consumo.

Por isso, o consumidor consciente deve buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade para maximizar as consequências positivas e minimizar as negativas de suas escolhas de consumo, não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, economia e o meio ambiente. Além de disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.

Outro ponto é valorizar as iniciativas de responsabilidade socioambiental das empresas, dando preferência às companhias que mais se empenham na construção da sustentabilidade por meio de suas práticas cotidianas.

Resumindo, o consumo consciente pode e deve ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental. Por isso, é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. São simples hábitos que podem ser incorporados na sua rotina, como, por exemplo:

▫️ Planeje suas compras;

▫️ Compre somente o necessário;

▫️ Compre embalagens retornáveis;

▫️ Ande de transporte público quando der;

▫️ Ofereça carona solidária;

▫️ Separe o lixo doméstico;

▫️ Plante uma horta em casa, se tiver espaço;

▫️ Quando possível, doe ao invés de colocar no lixo;

▫️ Opte por eletrodomésticos econômicos;

▫️ Não desperdice água e alimentos;

▫️ Opte por produtos duráveis aos descartáveis;

▫️ Busque por selos de sustentabilidade em produtos;

▫️ Recicle e reaproveite;

▫️ Recuse sacolas plásticas, leve sempre consigo sacolas de pano;

▫️ Economize água;

▫️ Não jogue o óleo de cozinha na pia;

▫️ Opte por produtos que não façam testes em animais;

▫️ Compre madeira certificada;

▫️ Opte por produtos de vendedores locais.

Como você vê o mundo daqui 50 anos? Será que ele terá uma atmosfera saudável para acomodar seus filhos e netos? Será que vai existir água potável, comida, moradia? A decisão está em nossas mãos, comece hoje a mudança!

A nossa empresa colabora com o meio ambiente também pelo consumo consciente, além de sermos parceiros da sustentabilidade do Planeta, um dos 17 desafios globais elencados pela ONU. Através da plataforma meuResíduo, utilizamos várias formas de consumo consciente, como, por exemplo, a otimização de rotas onde a plataforma analisa os melhores trajetos, gerando impactos positivos no consumo de combustíveis, pneus e manutenção. Outro ponto está ligado a não geração de papel, onde todos os registros ficam disponíveis, com facilidade de acesso, além da captura e guarda de evidências totalmente digitais e automática, fazendo que nossos clientes não precisem mais utilizar papeis na sua gestão. Conheça a nossa plataforma online e saiba mais sobre as nossas funcionalidades: http://meu-residuo.rds.land/solicite-uma-demonstracao

Fonte: https://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/principio-dos-3rs.html

POSTS RELACIONADOS:

Compartilhe este Post: