A questão ambiental tem ganhado destaque cada vez maior dentro de indústrias dos mais diversos segmentos principalmente devido à influência de três frentes que interagem de forma simultânea: o governo, a sociedade e o mercado.
Ser uma empresa ambientalmente responsável nos dias de hoje vai além de somente cumprir com as obrigações legais. É preciso estar atento à novas tecnologias que visam uma produção mais limpa, adotar medidas de forma a minimizar cada vez mais os impactos ambientais, além de adaptar-se às novas necessidades mercadológicas e ambientais.
A otimização de processos e o reaproveitamento dos insumos são técnicas sustentáveis que reduzem o desperdício e racionalizam o uso dos recursos naturais. Existem diversos materiais que podem ter sua vida útil estendida através da reutilização, entre eles: o aço, cobre, papel, plástico, borracha, madeira, alumínio, vidro, metais e até mesmo a água pode ser reutilizada para o resfriamento de máquinas.
São vários os benefícios que tanto as empresas quanto o meio ambiente ganham a partir da reutilização de materiais. Vejamos alguns deles:
- Redução de custos com aquisição de novas matérias-primas;
- Geração de receita a partir da venda de resíduos;
- Redução de custo com transporte e destinação de resíduos;
- Economia dos recursos naturais;
- Melhoria na imagem da empresa;
- Preservação do meio ambiente.
Entretanto, é importante que cada empresa identifique todos os materiais utilizados que tenham potencial de reutilização e analise os atuais níveis de desperdício, ou seja, o que acaba sendo descartado como resíduo.
Para isso, contar com um software que oferece com precisão os números relativos à geração, coleta e destinação de resíduos é importante para a tomada de decisões e criações de planos para minimizar a geração dos resíduos e gerenciar os gerados de forma mais sustentável.