VANTAGENS NO USO DE INDICADORES QUE AUXILIAM NO ALCANCE DAS METAS PARA REDUÇÃO DE RESÍDUOS

10 de Julho de 2018

VANTAGENS NO USO DE INDICADORES QUE AUXILIAM NO ALCANCE DAS METAS PARA REDUÇÃO DE RESÍDUOS

De acordo com o artigo 9 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a redução de resíduos tem a segunda prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos a ser aplicada no Brasil.
Uma das formas de alcançar os objetivos de redução de resíduos e medi-los é através do uso de indicadores, pois a medição proporciona uma visão abrangente da situação da geração e gerenciamento de resíduos, podendo ser utilizado para direcionar a escolha das melhores tecnologias e técnicas mais apropriadas para cada tipo de resíduo gerado nas organizações.
Entre as vantagens que as empresas obtêm ao reduzir a geração de resíduos, encontram-se:
Redução de custos de coleta, transporte e destinação final de resíduos;
Geração de receitas com a venda de resíduos passíveis de reutilização e reciclagem;
Evitar penalidades pela legislação vigente devido à geração de passivos ambientais e não conformidades;
E a redução de riscos ambientais com o acúmulo de resíduos e redução de acidentes advindos do gerenciamento de resíduos.
Através do software meuResíduo é possível estabelecer metas de redução de resíduos por setor da empresa ou por tipo de resíduo, onde os indicadores permitem que as empresas realizem o monitoramento de históricos e tomem decisões estratégicas com base nos gráficos e relatórios que o sistema gera.

Os gráficos acima ilustram os indicadores das metas estipuladas para diferentes setores de uma empresa, as linhas horizontais vermelhas indicam a meta de geração de resíduos, as barras verdes significam que a geração de resíduos está dentro das metas estabelecidas, já a barra vermelha indica que a meta não foi cumprida.