Sistema de gestão ambiental para empresas geradoras de resíduos

18 de Abril de 2017

Sistema de gestão ambiental para empresas geradoras de resíduos

Tem sido mais visada e valorizada a forma como as pessoas avaliam seus comportamentos em sociedade e o reflexo disso na preservação do ecossistema. A consciência ambiental desempenha um papel impactante na construção da cidadania. As empresas possuem uma responsabilidade de peso nesse contexto, sendo cobradas de maneira complexa legalmente por sua prática ambiental. Para tanto, há normas e leis criadas para regulamentar os serviços ambientais de geradores, coletores e destinadores de resíduos.

O Sistema de Gestão Ambiental é um conjunto de políticas, práticas e procedimentos técnicos e administrativos de uma empresa, que tem como objetivo obter um melhor desempenho das práticas com relação a preservação do planeta. O SGA aborda ações corporativas em busca do equilíbrio das ações do homem, da indústria e do meio ambiente.

Este modelo sustentável de gerenciamento está fundamentado em cinco princípios que devem ser respeitados pelas empresas:

1. Conhecer o que deve ser realizado, assegurando o comprometimento com o SGA e definindo pela política ambiental;

2. Elaborar um plano de ação voltado ao atendimento dos requisitos da política ambiental;

3. Assegurar as condições para o cumprimento dos objetivos e metas ambientais e implementar as ferramentas de sustentação necessárias;

4. Realizar avaliações qualitativas e quantitativas periódicas de conformidade ambiental da empresa;

5. Captar, processar e organizar as informações sobre os resíduos gerados, coletados e destinados de acordo com a política ambiental.


Baseado na certificação ISO 14001, o Sistema de Gestão Ambiental, é uma ferramenta de gestão que possibilita uma organização e controle dos resíduos, certificando o acompanhamento do ciclo de vida deles no impacto ambiental. Um SGA possibilita uma abordagem de gerenciamento estruturada capaz de estabelecer objetivos e gerar métricas, como relatórios aos órgãos ambientais fiscalizadores.


Vantagens do sistema de gestão ambiental

Um gerenciamento ambiental efetivo feito por empresas que geram resíduos, melhora a administração de recursos energéticos, materiais e humanos, também fortalece imagem da empresa junto à sociedade, fornecedores, clientes e autoridades, além de diminuir riscos de acidentes ecológicos. Outra vantagem é o planejamento das ações, que proporciona redução e a eliminação de riscos e responsabilidades ambientais, além de redução de custos.

Depois de implementar a política ambiental dentro de uma empresa geradora de resíduos é necessário manter o foco no planejamento do Sistema de Gestão Ambiental. Esse processo é onde é possível verificar os as atividades praticadas no empreendimento e os aspectos relacionados da gestão. Desta forma, determinar o que impacta significativamente no meio ambiente. Com esses dados é necessário definir objetivos do SGA, sendo que cada objetivo deve ter suas metas estabelecidas. Por sua vez, as metas devem ser claras e quantificáveis, para que seja possível fazer uma comparação com as condições antes da adoção do Sistema de Gestão Ambiental.

Empresas que empregam este sistema na gestão têm a capacidade de evitar desperdícios e reutilizar materiais que antes eram descartados, reduzindo assim seus custos. O SGA aparece como uma forma de organizar as ações ambientais fornecendo um sistema eficiente para atingir os objetivos e tornar a gestão adaptável à mudanças. Isso sempre priorizando a melhoria gradual e contínua das ações ambientais das organizações.

A adoção de uma gestão ambiental é importante para a empresa porque associa sua imagem à preservação ambiental, melhorando o posicionamento do conceito da marca no cenário de negócios, além de contribuir com a difusão do ideal sustentável.